Criada em 2000 pela Lei nº 9.961, a Agência Nacional de Saúde Suplementar enfrentou o desafio de regular um setor que se desenvolveu por mais de 40 anos sem qualquer tipo de interferência do Estado.
Em uma década, muita coisa mudou: o mercado de planos de saúde passou a ter regras específicas e os beneficiários, mais direitos e segurança. Além da normatização, a ANS também vem induzindo a adoção de boas práticas por parte das operadoras, tanto para a melhoria da qualidade da assistência prestada, quanto para a mudança de comportamento do setor, tirando o foco da doença para centrá-lo na saúde do cidadão.
A Qualificação da Saúde Suplementar, a portabilidade de carências, o incentivo à redução de cesáreas desnecessárias e a campanha em prol do parto normal, a padronização da Troca de Informação em Saúde Suplementar e o incentivo ao desenvolvimento de programas de promoção da saúde e prevenção de doenças foram algumas das principais ações da ANS nesses 10 anos.
Internamente, também foram grandes as conquistas: houve dois concursos públicos e a Agência tem investido na formação e na qualificação dos servidores que compõem seu quadro permantente.
Hoje, com um setor que engloba mais de 54 milhões de beneficiários e cerca de 1.500 operadoras, a ANS entra no período de maturação, com a certeza de que ainda há muito para ser feito na busca de um setor que equilibre, cada vez mais, os interesses de todos os seus atores: beneficiários, operadoras, prestadores de serviços de saúde e gestores do Sistema Único de Saúde.
Acesse a página da ANS na Internet (www.ans.gov.br) e veja os principais fatos da história da Agência.
São 12 núcleos para atendimento pessoal em todo o Brasil. Para saber os endereços, veja a relação em www.ans.gov.br, em A ANS.
O contato pode ser feito pelo endereço eletrônico ouvidoria@ans.gov.br ou por cartas para Agência Nacional de Saúde Suplementar/Ouvidoria - Av. Augusto Severo, 84, Glória, CEP: 20021-040.
Disponível na página www.ans.gov.br, o canal possibilita o envio de dúvidas, sugestões ou reclamações via e-mail.
Assessoria de imprensa da ANS (21) 2105-0034 / 0044 / 0070 Rachel Crescenti: (21) 9889-2939 Isabella Eckstein: (21) 9889-1621
Fonte: