Dúvidas Frequentes

Skip Navigation LinksHome > Central dos Clientes > Dúvidas Frequentes

Selecione um dos temas

Como a SIMPRO obtém as informações sobre valores e descrição dos itens que compõem o banco de dados ?

A SIMPRO se limita a transcrever na integra para seu banco de dados, as informações recebidas das empresas fornecedoras de listas de produtos, que são as únicas responsáveis pelas informações principalmente preços, para em seguida transmiti-las para atualização do sistema disponibilizada ao cliente.


Como adquirir a revista SIMPRO impressa ?

Através do site www.simpro.com.br é possível escolher o tipo de assinatura e emitir boleto para pagamento.


Como faço para adquirir o SISTEMA VIDEOFARMA ?

Entre em contato com o departamento comercial através do email comercial@simpro.com.br e receba uma proposta comercial.


Como faço para cadastrar meus produtos na Simpro ?

A proposta e a documentação necessária poderão ser solicitadas através do email marketing@simpro.com.br


Como utilizar os códigos SIMPRO nas guias do TISS ?

O código Simpro é composto por dez dígitos, sendo que as posições excedentes deverão ser representadas com zeros à esquerda.


O que é o código SIMPRO e de que formas posso ter acesso a ele ?

Todos os itens que constam no banco de dados da SIMPRO, através de fabricantes, distribuidores e/ou importadores, são registrados com um código único e exclusivo para cada item. O código SIMPRO só poderá ser consultado através da aquisição da Revista impressa ou da contratação do Sistema Videofarma.


O que é a tabela SIMPRO ?

Banco de dados de materiais e medicamentos, utilizado como referência de informações (preço, apresentação, registro Anvisa, código tuss, classificação, embalagem, e outros), destinada , direcionado a compras, faturamento, licitações, análise e auditoria de contas médico-hospitalares.


Posso acessar o banco através da internet ?

Não. As únicas formas de acesso as informações do banco de dados de material médico hospitalar e medicamentos da SIMPRO é a aquisição da Revista impressa ou a contratação da cessão de uso do Sistema Videofarma.


Quais as formas de pagamento ?

Através de boleto bancário adquirido através do site www.simpro.com.br ou depósito em conta corrente, identificado no banco Bradesco, ou Itaú.


Qual a relação do código SIMPRO com as guias do TISS ?

Com o advento da utilização da TISS a partir do dia 31/05/2007, e a obrigatoriedade da utilização de algumas tabelas, que entre elas encontra-se a Tabela Simpro, que possui o maior e mais completo Banco de Dados de produtos para a Saúde em especial Mat/Med. abrangendo aproximadamente 95% do mercado de Saúde, informamos aos nossos clientes e ao mercado de uma forma geral, que o Código Simpro divulgado na Revista Simpro Hospitalar e no Sistema VideoFarma eletrônico tem características universais, não sendo reutilizado quando o item é descontinuado.


Qual o valor das assinaturas ?

Assinatura de 06 edições bimestrais = R$ 550,00 Assinatura de 12 edições bimestrais = R$ 998,00.


O que é TISS - Padrão para Troca de Informação de Saúde Suplementar

A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos, entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.
O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.

FONTE:  ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

Disponível em:
http://www.ans.gov.br/prestadores/tiss-troca-de-informacao-de-saude-suplementar
 


O que é TUSS – Terminologia Unificada em Saúde Suplementar

Conjunto estruturado de códigos e descrições dos itens e eventos do ciclo de atenção à saúde na Saúde Suplementar.

Notas:
A Terminologia Unificada da Saúde Suplementar consolida o componente de representação de conceitos em saúde do Padrão para Troca de Informação na Saúde Suplementar.
FONTE:  ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

Disponível em:
http://www.ans.gov.br/component/glossario/?view=termo&id=304
 


Onde posso acessar a tabela TUSS para material?

Utilizar o link abaixo, abrir a tabela 19 (material).

FONTE:  ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

Disponível em:
http://www.ans.gov.br/prestadores/tiss-troca-de-informacao-de-saude-suplementar/padrao-tiss-abril-2017
 


Onde posso acessar a tabela TUSS para medicamento?

Utilizar o link abaixo, abrir a tabela 20 (medicamento).

FONTE:  ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

Disponível em:
http://www.ans.gov.br/prestadores/tiss-troca-de-informacao-de-saude-suplementar/padrao-tiss-abril-2017


Quem cria os códigos TUSS?

SEGUNDO A RN 305, DE 9 DE OUTUBRO DE 2012 - SUBSEÇÃO III -REPRESENTAÇÃO DE CONCEITOS EM SAÚDE

Art. 13. À operadora de planos privados de assistência à saúde é facultado estabelecer, em tabela própria, o código para um termo não constante na TUSS de procedimentos e eventos em saúde; medicamentos; materiais, órteses, próteses e materiais especiais e
diárias, taxas e gases medicinais.
§ 1º A operadora de planos privados de assistência à saúde, imediatamente após estabelecer o código de um termo em tabela própria, deverá solicitar à ANS a inclusão do mesmo na TUSS.
§ 2º À operadora de planos privados de assistência à saúde é vedado manter vigente, em tabela própria, código para um termo constante na TUSS, findo o prazo de implantação.

FONTE:  ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

http://www.ans.gov.br/component/legislacao/?view=legislacao&task=TextoLei&format=raw&id=MjI2OA==


Quem é responsável pela TUSS, como é feita associação da tabela TUSS pela Simpro?

O COPISS - Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar é um grupo de trabalho criado para propor à ANS o aprimoramento do Padrão TISS, revisar os termos integrantes do componente de representação de conceitos em saúde e analisar as solicitações de inclusões na TUSS, promover a divulgação e acompanhar a adoção do Padrão TISS, analisar os sistemas de informação da saúde suplementar, coordenados pela ANS, visando a adequação do padrão TISS e promover, fomentar e recomendar estudos relativos à tecnologia de informação e comunicação em saúde.
 
Portanto as  operadoras de saúde podem incluir produtos na tabela denominada 00 e posteriormente encaminhar a  ANS, que criará o código para próxima versão disponível.
Quando uma nova versão da TUSS é disponibilizada, realizamos análise minuciosa, e iniciamos a associação.Para medicamento existe um código para cada produto, no caso de material hospitalar temos famílias de materiais, portanto, um Anvisa para vários produtos.
 
FONTE:  ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

FONTE:  Tecnologia do produto - SIMPRO

http://www.ans.gov.br/prestadores/tiss-troca-de-informacao-de-saude-suplementar


O que é família de produtos?

Família é o agrupamento de produtos que podem pertencer a um mesmo registro ou cadastro e que seguem critérios gerais estabelecidos, tais como:
Descrição detalhada do produto médico, incluindo os fundamentos de seu funcionamento e sua ação, seu conteúdo ou composição, quando aplicável, assim como relação dos acessórios destinados a integrar o produto.

Indicação, finalidade ou uso a que se destina o produto médico, segundo indicado pelo fabricante.

Precauções, restrições, advertências, cuidados especiais e esclarecimentos sobre o uso do produto médico, assim como seu armazenamento e transporte.

FONTE:  ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/produtos-para-a-saude/produtos/familia-conjunto-e-sistema


O que é kit, set ou bandeja?

Conjunto (kit, set ou bandeja) é o agrupamento de produtos de um mesmo fabricante ou grupo fabril, utilizados em um procedimento específico e que, isoladamente, não mantêm relação de interdependência para obtenção da funcionalidade e desempenho a que se destina.

FONTE:  ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/produtos-para-a-saude/produtos/familia-conjunto-e-sistema


O que é sistema?

Sistema é produto de um mesmo fabricante ou grupo fabril, constituído por componentes complementares e compatíveis e de uso exclusivo entre si, para uma função única e específica, que mantêm relação de interdependência para obtenção da funcionalidade, destinada a um determinado procedimento e cujo desempenho somente é obtido se utilizados de forma integrada.

FONTE:  ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar

http://portal.anvisa.gov.br/registros-e-autorizacoes/produtos-para-a-saude/produtos/familia-conjunto-e-sistema