Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Unimed Erechim mantém nível máximo na auditoria mais importante do país
18/10/2018

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) oficializou na segunda-feira (8), a recertificação da Unimed Erechim no Nível 1, o mais alto do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos de Saúde, instituído pela Resolução Normativa Nº 277. Para alcançar a distinção máxima na auditoria mais importante do país, a Operadora precisou cumprir 147 requisitos avaliados.

O presidente da Unimed Erechim, Alcides Mandelli Stumpf, classificou a conquista como “inestimável”. “Em 2015 nos tornamos a primeira Operadora de Porte Médio do Brasil Acreditada no Nível 1. Mas queríamos continuar avançando e, ano após ano, implementamos melhorias que nos conduziram à recertificação. Hoje, nossos médicos cooperados podem se orgulhar de serem sócios de uma das melhores operadoras do país”, afirmou.

No Programa, as práticas adotadas pela cooperativa são confrontadas com itens avaliativos, gerando um grau de conformidade. A análise inicia antes mesmo da auditoria presencial, por meio da verificação de documentos e publicações. Também são realizadas ligações-teste para averiguar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. Posteriormente, os auditores visitam a operadora, onde realizam entrevistas e conferem minuciosamente dados e evidências de ações desenvolvidas.

A avaliação presencial, realizada no mês de agosto por auditores da A4Quality Services - empresa homologada pela ANS e habilitada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) – examinou itens em sete dimensões: melhoria da qualidade; desempenho da rede prestadora; gerenciamento das ações dos serviços da saúde; satisfação dos beneficiários; gerenciamento de doenças e promoção da saúde; estrutura e operação; e gestão.

No veredito dos auditores, o destaque foi para a evolução desde 2015, ano em que a operadora conquistou, pela primeira vez, a Acreditação. “Percebemos o quanto todos estão focados em fazer sempre o melhor. Identificamos um avanço incrível, que estabelece um novo padrão”, afirmou a diretora Geral da A4Quality Services, Rosangela Catunda, que é pós-doutora em Empreendedorismo e Benchmarking pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, onde reside atualmente.

O estabelecimento de um novo patamar também foi pontuado pelo assessor de Governança Corporativa, Rubens Munaretto. “Sentimos orgulho de nossos colaboradores. A recertificação é um momento histórico, pois mudamos a nossa forma de pensar de modo sistêmico e exponencial”, sinalizou o cooperado número 1 da Unimed do Rio Grande do Sul.

De acordo com a ANS, o Programa de Acreditação tem como objetivo certificar a qualidade assistencial das Operadoras de Planos de Saúde a partir da avaliação feita por uma das cinco entidades habilitadas. Para as operadoras, esta é uma oportunidade de conhecer ainda melhor seu negócio, identificando as soluções para os problemas com mais segurança e agilidade. Já para o consumidor, o Programa proporciona uma melhor percepção das diferenças nos níveis de qualidade entre as operadoras existentes no País. Com validade de três anos, a Certidão de Acreditação é revisada anualmente em auditorias de supervisão.

“Ao alcançar a pontuação de 95,53 a Unimed Erechim demonstra de forma objetiva, isenta e irrefutável o seu alto patamar de gestão, agora reconhecido nacionalmente pela entidade regulatória da saúde suplementar do Brasil. A Unimed Erechim, é sim, uma das melhores operadoras de saúde do país. Esse fato deve orgulhar muito os clientes, prestadores de serviço, colaboradores e, principalmente, nossos médicos cooperados”, reiterou o presidente.


Fonte: https://www.jornalbomdia.com.br