Inaugurada como parte integrante das comemorações de 31 anos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), a primeira UTI Neurocirúrgica da rede pública do Rio de Janeiro possui quatro leitos e é a única da rede pública do Rio. Para o chefe da neurocirurgia do HUCFF, Jorge Marcondes, a segurança pós-operatória que a nova unidade vai gerar, permitirá que o volume de neurocirurgias do hospital aumente em até 50% este ano. “Pacientes que precisam passar por neurocirurgias só podem ser submetidos aos procedimentos caso haja vaga em UTI, isso em qualquer unidade de saúde. Por isso, muitas vezes o hospital tem como realizar a cirurgia, mas depende de leito de UTI disponível para o pós-operatório. Com leitos específicos para esse fim, teremos, consequentemente, como aumentar o número de cirurgias”, diz. Em 2008, o HUCFF realizou 270 procedimentos neurocirúrgicos, como cirurgias vasculares, de tumores de hipófise e cerebrais.
A UTI está apta a receber pacientes de procedimentos neurovasculares, como clipagem de aneurismas cerebrais, microcirurgias de más-formações vasculares cerebrais e da medula espinhal, e drenagem de hematomas intracranianos; vertebrais, como intervenções para hérnia de disco, descompressão e fratura; e cerebrais e cranianos, que são as retiradas de tumores. A unidade permitirá, ainda, que o paciente seja acompanhado fora do hospital, via eletroencefalografia para avaliação da função cerebral, que poderá ser enviada pela internet para que o especialista avalie os casos mais urgentes.
O hospital é o único da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro credenciado como Centro de Alta Complexidade em Neurocirurgia, o que o autoriza a realizar intervenções consideradas de maior custo e de maior grau de incorporação tecnológica. Somente no HUCFF são realizadas cirurgias de epilepsia, bypass extra-intracraniano (pontes arteriais entre artérias do pescoço e as artérias cerebrais) e implante de eletrodo profundo para tratamento de distúrbio de movimento.
Em quase todos os setores do serviço – principalmente para cirurgias da epilepsia e tumores cerebrais –, o HUCFF utiliza a neuronavegação, sistema guiado por imagens. “Essa tecnologia traz maior precisão à localização das lesões durante os procedimentos, o que significa maior segurança para os pacientes”, explica o especialista.
FONTE:
Aline Gomes
Assessoria de Imprensa
(21)2562-6027(21)9407-6161