Vacina oferece proteção contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – concedeu no dia 31 de agosto o registro para comercialização da vacina combinada contra Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela da GlaxoSmithKline (GSK). A GSK inicia agora na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED – o processo que define o preço da vacina no mercado. O passo seguinte é a comercialização do produto, prevista para janeiro de 2010.
A vacina combinada, denominada Priorix Tetra, é indicada para crianças de 12 meses a 12 anos de idade. Em casos de surtos e epidemias, a vacina poderá ser administrada em crianças partir de 09 meses, com indicação e acompanhamento médico.
No Brasil, a nova vacina combinada tetra viral será aplicada em duas doses, seguindo os calendários de vacinação locais – Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Associação Brasileira de Imunizações (SBIm). A vacinação poderá ser feita junto com outras vacinas do calendário infantil.
Segundo Dr. Nervo Sanchez, diretor médico de vacinas da GSK Brasil “A vacina tetra viral da GSK representa um importante avanço no campo das vacinas combinadas, oferecendo a mesma proteção obtida com as vacinas monovalentes porém com significativo aumento do conforto para as crianças. O surgimento de novas vacinas combinadas é fundamental para garantir que as crianças sejam imunizadas no momento correto, diante de calendários de vacinação cada vez mais completos”.
Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações, entre janeiro de 2008 e junho de 2009 foram aplicadas no país mais de 2,8 milhões de doses da vacina tríplice viral. Com a inclusão da vacinação na rede pública, o índice de óbitos causados por Rubéola e Sarampo praticamente chegou ao nível zero. Segundo estudo oficial divulgado pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, o último caso registrado de morte por Rubéola foi 2001. No caso do Sarampo, os últimos óbitos registrados aconteceram em 1999 (dois casos).
No caso da Catapora, a vacinação contra a doença está na rede pública apenas no estado de São Paulo. Em 2009, de janeiro a setembro, foram confirmados no estado 3.730 casos da doença, 81,3% a menos em comparação ao mesmo período de 2005 – antes da vacinação gratuita - , quando houve o registro de 19.971 casos. É o que aponta balanço da Secretaria de Estado da Saúde.
A vacina combinada tetra viral estará disponível inicialmente somente em clínicas privadas de vacinação. Atualmente, a Priorix Tetra já está aprovada em 38 países, incluindo o Brasil.
Sobre a GlaxoSmithKline A GlaxoSmithKline – uma das líderes mundiais entre as companhias farmacêuticas de pesquisa e de cuidados com a saúde – está comprometida com a melhoria da qualidade da vida humana permitindo que pessoas façam mais, sintam-se melhor e vivam por mais tempo. Para informações sobre a companhia, visite www.gsk.com/media.
A GSK Biologicals (GSK Bio), umas das líderes mundiais na produção de vacinas, está baseada em Rixensart, Bélgica, onde a maioria das atividades da GlaxoSmithKline no campo de pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas são conduzidas. A GSK Bio possui mais de 30 diferentes vacinas em seu portfolio e cerca de 20 em desenvolvimento, emprega mais de 1.600 cientistas, que estão dedicados ao descobrimento de novas vacinas e ao desenvolvimento de produtos mais custo-efetivos e em combinações mais convenientes para prevenir infecções que causam problemas médicos sérios no mundo todo. Em 2008, a GSK Bio distribuiu mais de 1.1 bilhão de doses de vacinas em 176 países desenvolvidos e em desenvolvimento – uma média de 3 milhões de doses por dia. Dessas doses de vacina, aproximadamente 165 milhões foram doses de vacinas pediátricas combinadas, que protegem as crianças do mundo de até seis doenças em uma só vacina.
Fonte:
New Ideas Assessoria de Comunicação
Karla Monteiro – 21. 3723-8140 Karla.monteiro@inpresspni.com.br Renata Jordão – 21. 9466-4316 renata.jordao@newideas.com.br