Dados apresentados no EuroPCR 2011 comprovam o benefício da técnica de implante percutâneo da válvula aórtica, que é realizada no Brasil desde 2008
Resultados apresentados em Paris, no congresso EuroPCR 2011, um dos principais encontros de cardiologia no mundo, demonstram que o implante de bioprótese de válvula aórtica proporciona benefícios imediatos à qualidade de vida dos pacientes. A melhora na qualidade de vida também é sustentada no longo prazo.
O estudo incluiu 126 pacientes em nove centros de pesquisa na Europa e Canadá, sendo o maior estudo já realizado em longo prazo com um sistema de implante de válvula aórtica. Os pacientes tinham estenose aórtica grave, um problema caracterizado pela calcificação da válvula aórtica, e receberam o implante de uma bioprótese de válvula aórtica, denominada CoreValve, fabricada pela Medtronic. A prótese biológica substitui a válvula com problema, sendo uma opção de tratamento minimamente invasivo para pacientes que apresentam alto risco para a cirurgia convencional.
Os pesquisadores investigaram a melhora da qualidade de vida dos pacientes com base em diferentes questionários aplicados em diversos momentos: no início do estudo, depois de três, seis, 12 e 24 meses após o procedimento. As percepções dos pacientes quanto à melhora de sua saúde passaram de 53,1% no início do estudo para 69,1% em 24 meses. Além disso, foram registradas melhoras significativas nos quesitos dor, desconforto, ansiedade e depressão três meses após o implante, mantidos por pelo menos 12 meses.
O procedimento de implante de prótese biológica de válvula aórtica já é realizado no Brasil desde 2008 e a cada ano aumenta o número de pacientes beneficiados pela técnica.
Segundo Oscar Porto, diretor-geral da Medtronic no país, os resultados dos estudos apresentados no EuroPCR são semelhantes à experiência vivida por vários pacientes brasileiros. “A CoreValve é uma realidade no Brasil há três anos e já foram realizados mais de 200 implantes com a nossa bioprótese. Os resultados alcançados por médicos brasileiros com esta técnica têm sido muito positivos. A recuperação do paciente passa a ser mais rápida e o risco de complicações pós-operatórias são bem menores em comparação com a cirurgia convencional”, explica Porto.
“Estamos trabalhando para capacitar mais médicos em todo o país, contando com a disseminação da técnica para ajudar mais pessoas a recuperar sua qualidade de vida”, complementa.
A CoreValve foi projetada para fornecer uma opção de tratamento não cirúrgico e minimamente invasivo para pacientes com estenose aórtica grave sintomática e com alto risco cirúrgico ou inelegíveis para a cirurgia convencional (com a abertura do peito). No mundo, cerca de 300 mil pessoas têm estenose aórtica grave, e aproximadamente um terço destes pacientes é considerado com alto risco para a cirurgia convencional.
Sobre a estenose da aorta A estenose da aorta é uma deformação e calcificação da válvula aórtica que impede seu funcionamento normal. Ela pode vir de um defeito congênito ou pode ser uma consequência do envelhecimento. O problema prejudica o fluxo de sangue que sai do coração e é distribuído pelo organismo, causando sintomas como dificuldade de respirar, desmaios, angina do peito e insuficiência cardíaca. Os pacientes podem também ser vítimas de morte súbita.
Sobre a válvula CoreValve® da Medtronic O primeiro implante da válvula CoreValve foi realizado no Brasil em 2008. Até hoje foram feitos mais de 200 implantes com essa prótese no país, e mundialmente ela é a mais usada para substituição percutânea da válvula aórtica. O sistema é composto por uma válvula de tecido pericárdico suíno que é implantada através de um cateter de perfil baixo. A ANVISA aprovou o produto no Brasil em outubro de 2007.
Sobre a Medtronic A Medtronic é líder mundial em tecnologia médica, oferecendo há mais de 60 anos, soluções para toda a vida a pacientes que sofrem de inúmeras doenças crônicas. Pesquisa, produz e comercializa produtos, terapias e serviços que contribuem para a melhoria e o prolongamento da vida das pessoas. Todos os anos milhões de pacientes se beneficiam da tecnologia Medtronic para aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida.
Mais informações para a imprensa:
Elaine Lewis Edelman do Brasil Telefone: 11 3017-5300 ramal 278 elaine.lewis@edelman.com
Carolina Ferraz Edelman do Brasil Telefone: 11 3017-5300 ramal 287 carolina.silva@edelman.com
Fonte: