Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Einstein realiza primeira retirada de tumor hepático com navegador cirúrgico das Américas
16/05/2013

Tecnologia utiliza imagens em 3D geradas previamente para melhor avaliação da área

O Hospital Israelita Albert Einstein realizou no dia 13 de maio de 2013 a primeira extração de um tumor hepático com a tecnologia suíça CAS ONE, também conhecido como o “GPS do fígado”. O procedimento foi realizado pelo Programa de Transplantes do HIAE pela primeira vez nas Américas.

A técnica pioneira no continente reproduz imagens em 3D por meio de um navegador cirúrgico, geradas previamente por tomografia ou ressonância magnética. Reconstruídas tridimensionalmente no computador, as imagens permitem uma melhor avaliação dos vasos, estruturas biliares e do tumor. "Assim, é possível planejar melhor o procedimento cirúrgico, diminuindo riscos de sangramento e complicações no pós-operatório”, constata dr. Marcelo Bruno de Rezende, cirurgião do Programa de Transplantes de Fígado do Albert Einstein.

O uso da tecnologia é indicado para retiradas de tumores primários do fígado ou de lesões hepáticas metastáticas e para ablação (radiofrequência) de tumores hepáticos primários ou secundários.

Além das vantagens na operação, a técnica diminui o tempo de recuperação do paciente e também ajudará a diminuir a fila de espera para transplantes de fígado. "É uma tecnologia que nos auxilia a fazer a retirada do tumor e evitar o transplante neste momento. Isso permite que pacientes mais graves na fila do transplante tenham oportunidade maior para ser transplantados porque diminui o número de pacientes na lista", afirma o dr. Marcelo Bruno.

Sobre o Programa de Transplantes
Desde 2002, o Einstein realiza transplante de órgãos (fígado, rim, pâncreas-rim, coração e pulmão) em pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS, propiciando assistência multiprofissional especializada desde a avaliação inicial até o período pós-operatório. Além disso, capacita profissionais de hospitais públicos de São Paulo, Belém, São Luiz e Belo Horizonte, gerando melhoria dos índices de doação e captação de órgãos e tecidos. Em janeiro de 2012 atingiu a marca de 2000 transplantes realizados pelo SUS.

Sobre a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein
A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) atua em três frentes integradas e igualmente importantes: a assistência à saúde, a responsabilidade social e a geração e difusão do conhecimento. As atividades de assistência à saúde estão concentradas no Hospital Israelita Albert Einstein e na área de medicina diagnóstica e preventiva, que contribuem com a sustentabilidade das ações de responsabilidade social, ensino e pesquisa. O Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein atua em programas próprios ou em conjunto com os gestores públicos da saúde para ajudar a suprir as necessidades assistenciais, tecnológicas ou de competências da comunidade. As atividades de educação e pesquisa estão abrigadas no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e conferem inovação às outras áreas da SBIBAE.

Informações para Imprensa
Mirtes Bogéa (11) 2151.0348 - mirtes.bogea@einstein.br
Camila Abranches (11) 2151.0464 - camila.abranches@einstein.br
Patrícia Sobrinho (11) 2151.0460 – patrícia.sobrinho@einstein.br
Willian Ferreira (11) 2151.1476 – imprensa@einstein.br

   


Fonte: