Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Exercícios simples de alongamento são armas para combater o stress dos motoristas em engarrafamentos.
14/08/2006

O trânsito caótico e congestionado dos grandes centros urbanos é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos brasileiros no dia-a-dia. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, passar horas em engarrafamentos já faz parte da rotina diária das pessoas, principalmente durante a semana, no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Apesar do rodízio municipal, infelizmente em São Paulo este tipo de problema está longe de ter uma solução. Se não há como escapar do trânsito, o jeito é enfrentá-lo com calma.

"Muitos pacientes que se queixam de tensão no pescoço, pernas e costas relatam que passam muito tempo dentro do carro, presos em congestionamentos" revela o fisioterapeuta Alexandre Victoni.

Segundo Victoni, os motoristas podem prevenir a tensão e o stress com algumas dicas básicas para quando o trânsito estiver parado:

- Alongamento da coluna - estique o pescoço e a cabeça para cima, como se fosse tocar no teto, inspirando o ar. Ao soltar o ar, relaxe os ombros e pescoço. Repita três vezes.

- Incline a cabeça como se fosse encostar a orelha no ombro. Para potencializar o efeito, deprima os ombros. Repita a série três vezes de cada lado.

- Estique a perna e aponte o dedão do pé para cima, para alongar a panturrilha. Repita três vezes com cada perna. E não esqueça de puxar o freio de mão!

- Faça movimentos circulares no tornozelo como se estivesse desenhando um círculo no ar. Repita o exercício no sentido horário e no sentido anti-horário.

"Além do bem-estar físico momentâneo, este tipo de exercício ajuda na qualidade de vida, pois auxilia a combater o stress, propiciando um dia mais produtivo", explica o fisioterapeuta

Fonte: