Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Pacientes com câncer e familiares ganham nova ferramenta para enfrentar a doença.
03/04/2006

Uma boa notícia para os pacientes, familiares, profissionais de saúde e todas as pessoas envolvidas na luta pela prevenção e combate ao câncer. Já está no ar o novo portal do NAPACAN, Núcleo de Apoio ao Paciente com Câncer, ferramenta indispensável para a atualização sobre informações gerais da doença, troca de experiências, e também para conhecer melhor a legislação e os direitos dos pacientes com câncer.

"Trata-se de uma prestação de serviço aos pacientes, a seus familiares e amigos. No enfrentamento à doença, é essencial a democratização das informações e suporte para superar eventuais dificuldades", afirma Nise Yamaguchi, atual vice-presidente e futura presidente do NAPACAN. "Isso sem falar que o portal é um canal aberto para a solidariedade, apoio psicológico e emocional".

Entre tantos recursos, é possível encontrar no endereço eletrônico www.napacan.org.br apoio jurídico para aqueles que encontram obstáculos para receber seu medicamento ou para exigir que seu plano de saúde cumpra com as obrigações contratuais. Outras seções interessantes são o Fórum e Chat, que possibilitam a pacientes e familiares uma comunicação em tempo real, para a troca de notícias, discussão de formas de tratamento e, principalmente, o apoio mútuo. "O fórum é um espaço de solidariedade", resume dra. Graça Marquez, atual presidente e futura diretora executiva do Núcleo.

O jornal do NAPACAN mantém o usuário sempre atualizado a respeito de novas drogas, tratamentos, assim como o link A Imprensa disse, no qual estão reunidas reportagens publicadas pela mídia a respeito da doença.

No site do Núcleo de Apoio, também está disponível para consulta, download ou impressão o Manual do Paciente com Câncer. Sua nova edição, que acabou de ser atualizada, aborda com riqueza de detalhes questões que muitas vezes geram dúvidas para os pacientes.

Dividido em capítulos destrincha, por exemplo, o que é o câncer, quais os tipos de cânceres e o que fazer depois do diagnóstico. No módulo sobre tratamentos, a quimioterapia e a radioterapia são explicadas de forma didática, facilitando a compreensão daqueles que têm o primeiro contato com a doença.

A alimentação do paciente oncológico também é destaque do Manual. Ele traz dicas de como preparar refeições, apresenta deliciosas receitas, e orienta sobre o que se deve comer ou evitar. Fala ainda sobre qualidade de vida, um tópico de extrema importância.

A Cartilha dos Direitos do Paciente, assim como o Manual, também está disponível para download. E os usuários podem ter acesso a todos os projetos do NAPACAN, no link Em construção. Quem quiser conhecer diversos os centros de saúde e pesquisa no Brasil e no mundo terá uma relação abrangente à disposição.

O portal www.napacan.org.br é, definitivamente, uma forma de reunir tudo aquilo que o paciente com câncer e seus familiares necessitam, como informações seguras e adequadas, apoio jurídico, físico e emocional.

"Conectamos pessoas do mundo inteiro. É o site especializado em câncer mais procurado da história do País: em quatro anos, já foram registrados 480 mil acessos", completa dra. Graça.

NAPACAN
O Núcleo de Apoio e Combate ao Câncer (NAPACAN) foi criado no dia 26 de setembro de 1999. Existe fundamentalmente para dar voz ao paciente na hora de receber atendimento, de saber de seus direitos, de ser informado adequadamente sobre o que é o câncer, sobretudo ser informado que câncer tem cura quando se faz um diagnóstico precoce e se recebe tratamento especializado na hora certa. O portal www.napacan.org.br nasceu na mesma época, conforme relata a dra. Graça Marquez:

"Fundamos o site em 1999. Ele chamou bastante atenção porque era o único direcionado a pacientes oncológicos com uma linguagem para leigos. Agora, entramos numa nova fase, modernizando as ferramentas e ampliando a prestação de serviços".

Fonte: