O tromboembolismo venoso é uma das mais perigosas conseqüências que o período de internação após um trauma ortopédico importante pode reservar aos pacientes submetidos à cirurgia de quadril ou joelho
Campos do Jordão será o cenário onde discussões em torno das patologias do quadril reunirão especialistas brasileiros para falar sobre as principais novidades desta área médica. Profissionais de toda a região Sudeste estarão reunidos na cidade paulista entre os dias 16 e 18 de maio, no Grande Hotel Campos do Jordão, onde acontece a XI Jornada Paulista de Patologia do Quadril, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Quadril. As cirurgias ortopédicas de grande porte, destacadamente as de quadril e joelho, são os principais fatores de risco para a formação de trombos, dada a necessidade dos longos períodos de internação hospitalar decorrentes da intervenção cirúrgica, por exemplo, para substituição total ou parcial de quadril ou joelho.
Qualquer pessoa está sujeita a se envolver em um acidente (na rua, em casa e até no ambiente de trabalho) capaz de gerar trauma ortopédico que pode resultar na necessidade de intervenção cirúrgica até mesmo com a colocação de próteses em áreas facilmente comprometidas como o quadril e o joelho. “Após uma batida de carro, por exemplo, é comum que as principais seqüelas das vítimas sejam justamente a ocorrência de traumas, com agressão à estrutura óssea dessas áreas, que são os principais eixos de sustentação do corpo humano.”, explica o Doutor em Clínica Médica pela Universidade de Campinas – UNICAMP, Dr. Otávio Rizzi Coelho. “Quedas e traumas decorrentes de outros tipos de acidente, inclusive domésticos, também são fatores capazes de afetar a estrutura do quadril e do joelho, levando o paciente à necessidade de internação para cirurgia, principalmente em pacientes com idade mais avançada ou com peso excessivo”, conclui.
Uma vez submetidos à cirurgia para reparação ou substituição desses ossos por próteses, os pacientes demandam um tempo de internamento longo, grande inimigo e potencial causa da instalação do Tromboembolismo Venoso - TEV. Além do trauma, existe ainda a possibilidade de que os pacientes nestas condições, quando não adequadamente tratados, sejam acometidos por uma outra condição clínica grave, capaz de, em casos extremos, levar o indivíduo à morte (o trombo pode se despender do seu local de formação e causar uma embolia pulmonar, quadro este caracterizado como uma emergência médica).
Prevenção e tratamento
Pacientes submetidos à cirurgia de substituição de quadril ou joelho, geralmente decorrente do trauma pós-acidente ou por desgaste natural destas articulações, apresentam maior risco de desenvolvimento do tromboembolismo venoso, principalmente pelo longo período de imobilização e pelo elevado nível de agressão aos tecidos do organismo decorrente deste tipo de cirurgia. Especialistas internacionais observaram que, para a prevenção adequada de tromboembolismo nestes pacientes, há a necessidade de um anticoagulante que age de forma específica e reversível, com mínima necessidade de acompanhamento dos parâmetros de coagulação, que são exigidos atualmente ao se utilizar os tratamentos orais disponíveis.
Por isso foi aprovado recentemente pela União Européia um novo inibidor oral direto de trombina, substância-chave no processo de coagulação responsável pela formação do trombo (coágulo). Este processo de formação do coágulo, que interrompe o sangramento após qualquer lesão de tecidos do organismo, também pode se tornar um risco quando promove a formação de um trombo dentro de uma veia ou artéria.
O novo tratamento para esta condição é o etexilato de dabigatrana, indicado para prevenção do tromboembolismo venoso (TEV) em pacientes submetidos à cirurgia de substituição total da articulação do quadril ou joelho. Administrada em dose oral fixa, a substância possui rápido início e término de ação após finalização do tratamento e não demonstra interações significativas com alimentos, bem como possui um baixo potencial para interação com outros medicamentos.
Sobre a Boehringer Ingelheim
A corporação Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais companhias farmacêuticas do mundo. Com matriz em Ingelheim, Alemanha, opera globalmente com 135 afiliadas em 47 países e 39.800 funcionários. Desde sua fundação em 1885, a empresa familiar é comprometida com a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de produtos de alto valor terapêutico para a medicina humana e a animal.
Em 2007, a Boehringer Ingelheim registrou vendas líquidas de € 10,9 bilhões, dos quais investiu um quinto das vendas líquidas de seu maior segmento de negócios de medicamentos sob prescrição médica em Pesquisa & Desenvolvimento. Para mais informações, visite www.boehringer-ingelheim.com.br
Serviço:
O que: XI Jornada Paulista de Patologia do Quadril (JOPPAQ)
Quando: 16 a 18 de maio
Onde: Grande Hotel Campos do Jordão (Campos do Jordão – SP)
Quem: Especialistas médicos em patologia do quadril da região Sudeste
Site e informações do Congresso: http://www.ortoinvent.com.br/joppaq.htm
Fonte:
Ketchum Estratégia
Andréa Moraes/ Rafaela Manzo
Tel: (11) 5096-4334 (R.236/ 880)
E-mail: andréa.moraes@ketchum.com.br, rafaela.manzo@ketchum.com.br
www.ketchum.com.br