Proposta, apoiada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), ressalta que a cirurgia é cada vez mais indicada para tratamento da obesidade mórbida e requer atualização constante dos profissionais e hospitais
O tratamento cirúrgico da obesidade registrou nas últimas duas décadas um acelerado progresso científico-tecnológico, demandando consequentemente mais conhecimentos e habilidades dos cirurgiões que realizam esse procedimento. Devido às especificidades desse tipo de cirurgia, cada vez mais difundida como uma alternativa terapêutica segura e eficaz, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) defende o reconhecimento da área de atuação em cirurgia bariátrica e metabólica e sua vinculação à especialidade de cirurgia geral.
Com o apoio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), a proposta da SBCBM de regulamentação dessa área de atuação está sendo analisada pelo Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB) e pela Comissão Mista de Especialidades do Conselho Federal de Medicina (CFM). As entidades são responsáveis no país pela aprovação de novas áreas de atuação e especialidades médicas.
O objetivo da SBCBM é reforçar os procedimentos já consagrados na prática médica, enfatizando aqueles que ainda são objeto de estudo ou avaliação, bem como definir os conceitos das áreas clínicas que integram obrigatoriamente o atendimento multidisciplinar ao paciente, tais como endocrinologia, metabologia e nutrologia.
Demanda por treinamento
Para o presidente da SBCBM, Ricardo Cohen, o crescimento da incidência de obesidade e da síndrome metabólica demanda o treinamento adequado de todos os profissionais envolvidos. “O desenvolvimento da cirurgia bariátrica e metabólica amadureceu tanto nos últimos anos, com pesquisas bem-sucedidas, técnicas aperfeiçoadas e equipamentos modernos, que exige um aprendizado especializado, aprofundado e atualizado constantemente”, avalia o médico.
A área de atuação vai possibilitar que a difusão do conhecimento seja mais bem coordenada, beneficiando médicos, profissionais de saúde, pacientes e toda a população. “Essa iniciativa reafirma nosso compromisso com a proteção do paciente e a defesa da ética médica, que exige do médico o melhor de sua capacidade profissional”, completa Dr. Cohen.
“A evolução natural da cirurgia bariátrica é se tornar uma área de atuação. Essa é a nossa expectativa pelos avanços consolidados e por ser um atendimento complexo, que requer uma equipe multidisciplinar bem preparada para acompanhar o paciente antes, durante e depois do operatório”, explica o presidente do CBC, Armando de Oliveira Silva. Para o médico, confirmada a área de atuação, a cirurgia bariátrica tenderá a ser uma área de residência básica da cirurgia geral, ao lado das áreas de trauma e videolaparoscopia.
Treinamento e formação
Conforme proposta da SBCBM, os programas de treinamento serão supervisionados pelo CBC e capacitarão os aprendizes cirúrgicos quanto aos princípios gerais da prática da ciência cirúrgica e a fisiopatologia da obesidade mórbida e das síndromes metabólicas.
“O tratamento cirúrgico não deve ser somente um exercício de técnica. Antes de iniciar qualquer experiência em campo cirúrgico bariátrico e metabólico, é preciso compreender as indicações e contraindicações dos procedimentos, os princípios dos cuidados pré e pós-operatórios, as complicações potenciais e como tratá-las”, explica Ricardo Cohen.
A formação do cirurgião bariátrico e metabólico requer o domínio de conhecimentos essenciais à excelência da atividade, tais como noções de metabolismo e endocrinologia, conceitos básicos e perspectivas do tratamento clínico, doenças associadas à obesidade, transtornos alimentares, critérios de seleção de pacientes para a cirurgia, importância da equipe multidisciplinar na avaliação pré-operatória, noções básicas de anestesia do paciente, técnicas operatórias e endoscópicas, resultados da cirurgia, riscos jurídicos e como evitá-los, prevenção dos riscos e tratamento das complicações, acompanhamento pós-operatório e pesquisa em cirurgia bariátrica e metabólica.
“A presença das sociedades médicas na normatização e regulamentação da atividade é desejada e necessária. O desenvolvimento técnico e científico é célere. Os conceitos válidos e úteis para os doentes devem ser reunidos e sistematizados como novos conhecimentos”, completa Ricardo Cohen.
Sobre a SBCBM
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) é a entidade que congrega os médicos especialistas no tratamento cirúrgico da obesidade. Tem como objetivo disseminar conhecimento sobre os diversos tipos de intervenções cirúrgicas, tanto para profissionais de saúde quanto para a população em geral. A SBCBM também trabalha para promover a inovação na cirurgia bariátrica e incentivar o uso de técnicas avançadas, minimamente invasivas e mais eficazes, permitindo o acesso de um maior número de pacientes a essas técnicas. Mais informações estão disponíveis no site www.sbcbm.org.br.
Informações para a Imprensa:
Ketchum
Adriana Solinas - (11) 5090-8957 - adriana.solinas@ketchum.com.br
Carlos Alessandro - (11) 5090-8900 ramal 8614 - carlos.alessandro@ketchum.com.br