Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Mapeamento da Diabetes e hipertensão em todo país
27/01/2006

Como e por que a hipertensão e o diabetes mellitus se desenvolvem? Essa é uma das perguntas que devem ser respondidas quando for concluída a maior pesquisa sobre as duas doenças já realizada na América Latina.


O objetivo do estudo é acompanhar por 20 ou até 30 anos a saúde de aproximadamente 15 mil pessoas, método conhecido como acompanhamento longitudinal. O recrutamento começa ainda em janeiro mês e será feito pelos próximos três anos. Os selecionados vão ser chamados periodicamente para realizar exames.


De acordo com o Ministério da Saúde, após a violência e os acidentes, as doenças mais prevalentes na população brasileira são a hipertensão e o diabetes. No Brasil, o percentual de prevalência da hipertensão chega a 35% da população com idade igual ou superior a 40 anos - cerca de 12 milhões de pessoas. No caso do diabetes mellitus, o índice é de 11%, o que representa quase 4 milhões de brasileiros nessa faixa etária.

"Se pudermos ter uma ação definitiva na prevenção dessas doenças, não só teremos uma economia fantástica de recursos como conseguiremos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e dos próprios portadores da doença. O grande objetivo do ministério é personalizar as estratégias nacionais para evitar o aparecimento dessas doenças", afirmou Suzanne Serruya, diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

Fonte: