Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Destaques do 30° CIOSP – Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo
27/01/2012

Entre os dias 28 e 31 deste mês, acontece o 30° CIOSP (Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo), que é promovido pela Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD) e vem sendo considerado o maior evento de Odontologia na América Latina. O evento acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, e deve receber mais de 80 mil pessoas. Nesta edição, a grade científica tem nível de excelência, traz grandes novidades e ministradores nacionais e internacionais renomados – que vão mostrar os principais avanços em pesquisa, tecnologia e ciência em Odontologia. Temas de grande destaque são:

  • Odontologia Hospitalar” – A especialidade tem sido revista por órgãos representativos, como o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação (MEC). O profissional dessa área desempenha um papel fundamental na recuperação do paciente internado e na prevenção do agravamento de inúmeros quadros. Apesar disso, o número de cirurgiões-dentistas especializados em Odontologia Hospitalar ainda é reduzido e as residências não estão padronizadas e disponíveis em todo o país. O tema será amplamente debatido durante o congresso, no simpósio que terá a participação do cirurgião-dentista Paulo Affonso Pimentel Júnior.

Dia 30, das 16h às 19h.

  • Uso de células-tronco na Odontologia– O uso de células-tronco na regeneração de dentes, ossos e tecidos moles – que resulta na chamada ‘terceira dentição’ – vem chamando cada vez mais atenção da comunidade científica na área de Odontologia. Técnicas que há 15 ou 20 anos pareciam visionárias já estão se tornando aplicáveis e serão amplamente discutidas durante o 30° CIOSP, sob coordenação do Prof. Dr. Silvio Duailibi. O Fórum sobre “Novas alternativas terapêuticas e a terceira dentição” acontece no próximo dia 29 (domingo), entre 12h e 19h.
  • Pacientes com Necessidades Especiais” – O Brasil foi o primeiro país no mundo a reconhecer a Odontologia voltada para pacientes com necessidades especiais. Apesar de toda boa intenção por parte dos profissionais, alguns pacientes ainda passam por experiências desagradáveis e traumáticas por falta de abordagem adequada. Geralmente, são pessoas com problemas neuromotores, de aprendizagem, com doenças sistêmicas crônicas e até mesmo dificuldades psicossociais e transtornos emocionais. Além de abordar técnicas alternativas de tratamento, também serão discutidos aspectos psicológicos, contenção física, contenção química, anestesia geral, homeopatia aplicada, musicoterapia e equoterapia, entre outros. O simpósio será coordenado por Leda Mugayar, cirurgiã-dentista, especialista em Odontologia Pediátrica, e Visiting Associate Professor na Universidade da Flórida (Departamento de Pediatria). Dia 28, das 12h às 15h.
  • Blogs e Mídias Sociais na Odontologia” – Esse é o 1º Fórum sobre o assunto. O objetivo principal do evento é explorar todo o potencial da web 2.0, mostrando como os blogs e as mídias sociais podem se transformar em importantes ferramentas de comunicação e marketing para a prática odontológica, relacionamento e captação de novos clientes. O fórum será coordenado por Luiz Rodolfo May dos Santos (DicasOdonto), Fabrício Figueiredo Mendes (Vida de Dentista), Marjorie Lanzarin e Juliana Lemes (OdontoDivas). Dia 28, das 9h às 11h.
  • Novas Técnicas de Clareamento Dental” – Além de falar nas técnicas de clareamento e nas restaurações de última geração, o simpósio vai destacar a importância de se preservar o máximo possível a estrutura natural do dente. Outra tendência a ser apresentada é a substituição das restaurações antigas e manchadas, após o clareamento dental, por restaurações imperceptíveis e que se assemelham à cor e forma dos dentes da pessoa. Os sistemas de porcelana são apontados como materiais que proporcionam melhor estética, maior resistência, estabilidade de cor e durabilidade. O tema terá como coordenador Rafael Mondelli, cirurgião-dentista e professor da Faculdade de Odontologia de Bauru (USP). Dia 30, das 18h às 19h30.
  • Boca seca na clínica odontológica” - A boca seca – ou xerostomia – é um fenômeno relacionado a várias situações, sendo que a pessoa pode apresentar mau hálito, lábios ressecados, alteração no paladar, dificuldade na fala, dificuldade de engolir alimentos e, principalmente, aumento de cáries, infecções periodontais e inflamações gengivais. O tema será apresentado por Rodrigo Bueno de Moraes, cirurgião-dentista, membro da American Academy of Periodontology, que elencará possíveis formas de diagnóstico e tratamento. Dia 28, das 16h às 19h.
  • Odontologia Minimamente Invasiva– O objetivo do simpósio é debater novas formas de preservar a saúde oral e a estrutura natural do dente o máximo possível. A tecnologia envolvida nos materiais adesivos, o uso de técnicas minimamente invasivas para a remoção de tecido cariado e o uso de selantes também serão abordados no evento. O simpósio ocorrerá no dia 29, das 16h às 19h, e terá a coordenação da cirurgiã-dentista Luciane Cople Maia Faria.
  • Doação de ossos para Odontologia” – Há seis anos, o Ministério da Saúde regulamentou a utilização de banco de ossos pela Odontologia. Um único doador pode beneficiar cerca de 350 pessoas e evitar que sejam submetidas à extração de osso da própria bacia ou do queixo. O principal propósito dos bancos de dentes é suprir necessidades acadêmicas e profissionais, fornecendo dentes humanos para estudos, pesquisas e treinamentos. O tema “Reconstrução Óssea” será amplamente tratado no evento. A coordenação do curso sobre o tema está sob responsabilidade de Wilson e Claudio Sendyk. Dia 30, das 17h às 19h.
  • Fatos e Mitos sobre Halitose– Pelo menos 25% da população convivem com o mau hálito permanentemente – sendo que 90% dos casos de halitose têm origem na cavidade bucal. O objetivo do fórum é mostrar a importância do conhecimento sobre a Halitose e saber como o cirurgião-dentista pode beneficiar a rotina clínica, solucionando o problema do paciente. O fórum será coordenado por Celi Vieira, periodontista de Brasília (DF) que tem 20 anos de experiência em tratamentos de halitose. Dia 29, das 12h às 15h.
  • Tratamento da Dor Facial” – O bruxismo é a mais conhecida disfunção temporomandibular (DTM) – e a que mais afeta a população feminina. Trata-se de uma condição em que se range e aperta os dentes mesmo sem perceber, principalmente durante o sono. Este fórum irá tratar da aplicação do laser e outras modernas terapias odontológicas para atenuar a DTM e será coordenado por Rosane Lizarelli, diretora-fundadora do Depto. de Laser da APCD / Regional Ribeirão Preto. Dia 28, das 12h às 19h.


Fonte: