Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Preparatório para Residência Médica abre matrículas para curso extensivo
23/01/2012

Objetivo do curso é mudar o cenário da educação médica no país. Exame do Cremesp revelou que o desempenho dos estudantes do sexto ano de medicina está muito abaixo do esperado

Estão abertas as matrículas para o curso R1 Extensivo do SJT Educação Médica Continuada. As inscrições para as unidades de São Paulo, Campinas e Belo Horizonte podem ser feitas pela internet, através do site www.sjtresidencia.com.br.

De acordo com o diretor acadêmico da instituição, doutor Raimundo Gama, o R1 Intensivo é, na verdade, o já tradicional R1 Extensivo, mas em um formato condensado. “A intenção é oferecer ao aluno, habilitações suficientes para que ele esteja apto a realizar os exames e obter a aprovação nas provas de residência em todo país”, explica o diretor.

No programa do R1 Extensivo estão contempladas algumas das matérias: Clínica Médica, Cirurgia, Medicina Preventiva, Epidemiologia, Pediatria, Neonatologia, Ginecologia e Obstetrícia. Vale ressaltar que todos os professores são renomados especialistas na área médica de instituições como a USP São Paulo, a Escola Paulista de Medicina - UNIFESP e a Santa Casa de São Paulo.

Por que fazer um curso preparatório?

De acordo com o último resultado do Exame Cremesp, aplicado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo em setembro e outubro de 2011, o desempenho dos estudantes do sexto ano de medicina continua muito a baixo do ideal. Em 2005 o índice de reprovados no exame era de 31%, em 2008 subiu para 61% e em 2011 46% dos participantes foram eliminados na primeira etapa. Na segunda fase, 68% não atingiram nem a nota mínima estabelecida pelo Conselho.

O resultado, mais do que revelar possíveis déficits no ensino oferecido pelas escolas de medicina, também mostra que, possivelmente, muitos desses alunos não estariam aptos para enfrentarem a rotina médica como um residente. “É comum alguns recém-formados de medicina não dominarem procedimentos simples como entubar e proceder uma ventilação mecânica”, garante diretor acadêmico do SJT, Dr. Raimundo Gama.

Por conta disso, é que tem sido cada vez mais importante que alunos que desejam se candidatar a uma vaga para residência médica realizem cursos preparatórios. “Mais do que habilitar o candidato a uma vaga, nós buscamos oferecer a ele conteúdo e aulas práticas para complementação currícular e trazer mais segurança tanto para eles – que se preparam para lidar com a vida de outras pessoas – como para a própria sociedade, que também tende a se sentir mais segura sabendo que os profissionais de medicina que ocupam as vagas de residência estão bem preparados”, defende Gama.

Outro fator que justifica a busca por um curso preparatório é o aumento do número de recém-formados que optam por se especializarem na região Sudeste. De acordo com os últimos dados do MEC, existem no Brasil 11 mil vagas para residência médica, a maioria, cerca de cinco mil, estão no estado de São Paulo. A concorrência pelas vagas chega a 100 por um. “Recém-formados do Brasil inteiro migram para a capital paulista em busca de uma dessas vagas, tornando a disputa ainda mais acirrada”, informou o diretor.

Serviço:

São Paulo
Quando: 06/01 à 18/11
Horário: 14h às 21h (sexta-feira) e 09h16h (sábados)
Carga horária: 304 horas

Campinas
Quando: 24/01 à 30/10
Horário: 18h30 às 22h30 (terça-feira) e e 08h30 à 17h30 (sábados)
Carga horária: 232 horas presenciais e 72 horas online

Belo Horizonte
Quando: 28/01 à 21/10
Horário: das 8h às 17h30 (sábados e domingos quinzenais)
Carga horária: 304 horas

Inscrições: www.sjtresidencia.com.br

Sobre o SJT:
O SJT Educação Médica Continuada é pioneiro, no Brasil, em cursos específicos para candidatos às vagas de Residência Médica. A instituição conta com corpo docente composto por médicos mestres, doutores e especialistas com vasta experiência profissional em instituições renomadas, tais como USP, UNIFESP e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Além da matriz, localizada na capital paulista, o SJT tem ainda outras 18 unidades nas principais capitais do País. Entre os cursos preparatórios oferecidos estão as modalidades R1, que prepara médicos recém-formados interessados na primeira especialização; e o R3, focado nas provas para a obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica e Cirurgia. A rede oferece ainda o curso T.E.C. Preparatório para a obtenção do Título de Especialista em Cardiologia, exigido por hospitais de ponta como o Hospital Israelita Albert Einstein, o Hospital Sírio Libanês e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz.


Fonte: