O Hospital Nossa Senhora das Graças e o Centro de Patologia de Curitiba (CPC) inauguraram na última quinta, 13, as novas instalações do Serviço de Anatomia Patológica. Para a abertura foram realizados benção e coquetel.
A estrutura do CPC ganhou mais espaço e é o Centro de Anatomia Patológica mais completo do Paraná dentro de um hospital. Com o dobro da sua área, instituiu novas técnicas laboratoriais. Entre elas estão automação em imuno-histoquímica e testes de FISH (Hibridização In Situ Fluorescente) para detecção de agentes etiológicos específicos e substâncias relacionadas a diversos tipos de câncer.
O Serviço conta com um laboratório que atende às normas de certificação de qualidade total da Organização Nacional de Acreditação e ANVISA. Os patologistas atendem especialidades médicas, como doenças da mama, aparelho genital, trato gastro-intestinal, urológicos, ortopedia, entre outros.
O Serviço de Anatomia Patológica e o CPC
O Serviço de Anatomia Patológica do HNSG existe desde o início da década de 1960. Em 1985, foi fundado o Centro de Patologia de Curitiba, que atua em diversas áreas da Anatomia Patológica no Hospital, incluindo exames convencionais, técnicas de biologia molecular para detecção de subtipos de câncer, técnicas histoquímicas para pesquisa de doenças metabólicas e infecciosas.
Legenda: Na inauguração do Centro de Patologia de Curitiba (CPC), o coordenador de Citopatologia Dr. Luiz Martins Collaço ladeado pela diretora superintendente do Hospital Nossa Senhora das Graças, Ir. Lourdes Margarida Thomé e pela patologista do CPC, Dra. Ana Paula Martins Sebastião.
Expressa Comunicação
(41) 3233-4032 ou 3029-4031