[sair]
Simpro
Carreiras
Quem Somos
Serviços
Anunciantes
Assinatura Revista
Publicidade
Revista Simpro
Sistemas
Suporte Simpro
Portal TUSS
Informações
Legislações
Links Importantes
Notícias
Políticas de Privacidade
Central do Cliente
Dúvidas Frequentes
Fale Conosco
Notícia
Home
>
Simpro
>
Notícia
DEPARTAMENTO DE TI DA UNIFESP IMPLANTA SISTEMA PARA ELIMINAR RECEITAS MANUSCRITAS
20/05/2009
Pacientes recebem receitas e solicitações de exames emitidos impressos em fichas semelhantes a comprovantes bancários que também contam com código de barras
Os ambulatórios da pediatria geral e de ortopedia do Hospital São Paulo iniciaram com sucesso em abril um projeto de emissão de receitas e solicitações eletrônicas de exames. Foram eliminados os receituários e formulários de encaminhamentos, que agora são impressos em fichas semelhantes a comprovantes bancários de caixa eletrônico, o que resulta em economia de papel e, principalmente, evita erro de interpretação de letra e retrabalhos. Todo o procedimento é registrado no sistema chamado de Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP) e fica disponível em tempo real.
A solução foi desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação da UNIFESP como parte do projeto de integração de dados. A partir de agora, os encaminhamentos médicos são feitos on line e impressos imediatamente em um ticket para que o paciente entregue no ambulatório onde realizará o exame. Ao receber o pedido, o técnico do laboratório correspondente passa a solicitação por um leitor óptico e não precisa digitar novamente, nem as informações pessoais do paciente, nem o nome do exame. Todo o procedimento é registrado no sistema, com indicação de data e outras informações administrativas, além do laudo do exame.
Ao encerrar o atendimento, o médico também digita a receita no prontuário eletrônico e entrega a ficha emitida pela impressora térmica para o paciente. Tanto o nome do medicamento, quanto a posologia e a data são impressas e assim eliminam-se possíveis dificuldades para entender a letra do médico.
Com os resultados positivos obtidos no primeiro mês de implantação do processo, o Departamento de TI objetiva reduzir o tempo de atendimento e a assertividade em todos os ambulatórios da instituição.
Sobre a UNIFESP
Criada em 1933 por um grupo de médicos reunidos em uma sociedade sem fins lucrativos, a Escola Paulista de Medicina (EPM) foi federalizada em 1956 e, em 1994, transformada em Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), primeira universidade especializada em saúde no País. Atualmente, com 18 mil alunos matriculados nos cursos de graduação, pós-graduação e demais programas de pós, a UNIFESP conta com 874 docentes, sendo que 93% possuem título de doutor, um percentual que marca a qualidade de ensino oferecida por uma das universidades que mais cresce no País.
A Escola, que possuía um único prédio no início de suas atividades, inaugurou em 1940 o Hospital São Paulo, primeiro hospital-escola do País, e atualmente o campus na capital - Campus São Paulo - ocupa 251 propriedades, com 138 mil m2. Em 2006, a UNIFESP iniciou o mais ambicioso processo de expansão universitária do País, saltando de um para cinco campi e de cinco para 25 cursos de graduação. Com os novos campi na Baixada Santista, Diadema, Guarulhos e São José dos Campos, a instituição deixou de atuar exclusivamente no campo da saúde, inaugurando cursos nas áreas de humanas (Guarulhos) e exatas (Diadema e São José dos Campos). Até 2014, a UNIFESP planeja criar mais sete cursos, fazendo com que o número total de vagas oferecidas a cada ano no vestibular evolua das atuais 1.812 vagas para 2.598.
Mais informações para imprensa:
CDN - Comunicação Corporativa
(11) 5579-1328 / 5085-0279 / 5539-4746 / 5571-4359
Fonte:
Mais Noticias
JANEIRO (68 NOTÍCIAS)
FEVEREIRO (81 NOTÍCIAS)
MARÇO (129 NOTÍCIAS)
ABRIL (171 NOTÍCIAS)
MAIO (153 NOTÍCIAS)
JUNHO (94 NOTÍCIAS)
JULHO (154 NOTÍCIAS)
AGOSTO (163 NOTÍCIAS)
SETEMBRO (153 NOTÍCIAS)
OUTUBRO (215 NOTÍCIAS)
NOVEMBRO (179 NOTÍCIAS)
DEZEMBRO (65 NOTÍCIAS)
Voltar