Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Diagnóstico de câncer e de doenças endêmicas são alvo de discussão em Maceió
30/09/2011

Capital de Alagoas receberá entre 11 e 15 de outubro o XXVIII Congresso Brasileiro de Patologia

Os diversos tipos de câncer e doenças endêmicas como a esquistossomose, doença que atinge mais de 8% da população alagoana, são alguns dos temas que serão discutidos pelos médicos anatomopatologistas durante o XXVIII Congresso Brasileiro de Patologia, encontro organizado pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), que acontece em Maceió (AL), de 11 a 15 de outubro.

De acordo com o presidente do encontro, Dr. Henrique de Oliveira Costa, o laudo anatomopatológico é fundamental para o diagnóstico de doenças, como é o caso dos cânceres de pele, mama e próstata, os três com maior incidência no Estado, o que permite dar o prognóstico e definir o tratamento adequado para cada pessoa. “O laudo anatomopatológico esclarece, confirma o diagnóstico inicial dado pelo médico que conduz casos de suspeita destas enfermidades e também pode definir o grau de extensão da doença. A partir desta análise, é possível definir qual será a conduta a qual procedimento será submetido o paciente”, esclarece o Dr. Costa.

O trabalho do anatomopatologistaenvolve desde pequenas amostras coletadas pelo ginecologista para o exame de Papanicolau até grandes peças para investigação de cânceres. Para se ter uma ideia, em Alagoas estima-se por ano 530 novos casos de câncer de pele não-melanoma, sendo 140 destes na capital; 450 novos casos de próstata, sendo 200 na capital; e 350 de mama, sendo 180 na capital, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Outro conceito em discussão no Congresso são os avanços da patologia no que diz respeito a maior solução diagnóstica com o mínimo de invasão, ou seja, conseguir mais informações com a retirada de uma pequena quantidade de material do organismo do paciente.

Segundo o Dr. Costa, o material examinado consiste em fragmentos de órgãos ou tecidos retirados durante procedimentos cirúrgicos ou até mesmo em ambulatórios, como é o caso de fragmentos de pele, nódulos de mamas, e pólipos nasais, entre outros. “É nesse sentido que temos que avançar. Assim como a ciência tem buscado cada vez mais informação no macro, vamos cada vez mais penetrando nos elementos constituintes da nossa matéria, por meio da biologia molecular e da genômica.”

Simultaneamente ao XXVIII Congresso Brasileiro de Patologia, acontece a vigésima oitava edição do Congresso de La Sociedad Latinoamericana de Patologia.

Serviço:
XXVIII Congresso Brasileiro de Patologia e XXVIII Congreso de la Sociedad Latinoamericana de Patologia

Data: 11 à 15 de outubro de 2011
Local: Centro de Convenções Ruth Cardoso
Endereço: Rua Celso Piatti, s/n - Jaraguá – Maceió / AL


Fonte: