Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Condições sanitárias se deterioram em todo o mundo
14/09/2006

O mundo está em perigo de falhar nos objetivos de prover água potável e serviço de esgoto a menos que haja um grande aumento na velocidade de sua implementação e investimento até 2015, de acordo com um novo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da UNICEF. A situação está se tornando particularmente crítica em áreas urbanas, onde o rápido crescimento da população está criando uma grande pressão na provisão de serviços e na saúde das pessoas mais pobres.
Mais de 1,1 bilhão pessoas em áreas urbanas e rurais atualmente não tem acesso à água potável e 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a até mesmo serviços sanitários básicos, segundo o relatório. O impacto que estas deficiências causam à saúde pode ser visto particularmente nas crianças. Estimativas da OMS indicam que em 2005, 1,6 milhões de crianças com idades menores do que 5 anos (uma média de 4.500 a cada dia), morreram como conseqüência de ingestão de água contaminada e de higiene precária, principalmente por doenças como diarréia ou parasitoses.
A falta de serviços sanitários também aumenta o risco de erupções de cólera, febre tifóide e disenteria.
A informação completa acerca do relatório da OMS pode ser lida em http://www.who.int/mediacentre/news/releases/2006/pr47/en/index.html

Fonte: