Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

10º SIMBIDOR
23/08/2011

Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional sobre Dor será realizado entre os dias 28 de setembro e 01 de outubro, no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo.

Destaques: 

Criado em 1994, ano em que foi premiado como um dos três melhores eventos em medicina, pela Associação Paulista de Medicina (APM), dentre mais de 250 eventos realizados pelos diferentes Departamentos da AMP, sendo reconhecido como pioneiro na promoção e atualização das especialidades envolvidas com a DOR.

Após 15 anos, o evento ainda é a principal referência do segmento na América Latina. O pioneirismo do SIMBIDOR ampliou as discussões científicas e profissionais em torno da Dor.

2011 – Mais de 170 palestrantes farão apresentações de estudos e debates sobre as mais variadas técnicas para o tratamento da dor por especialistas nacionais e internacionais. Do exterior, serão 17 convidados, vindos da Argentina (2), Bélgica (1), Canadá (2), Dinamarca (1), Estados Unidos (5), França (2) e Portugal (4)

Temas de interesse geral:
1) Um dos tópicos de grande relevância no 10º SIMBIDOR será sobre o uso da ketamina (ou cetamina) nos procedimentos anestésicos – também conhecida como “remédio para cavalo”. Usada para a sedação consciente em emergências pediátricas, endoscopias, cateterismos e radiologia, também é um potente e seguro adjuvante à analgesia opioide sistêmica e benéfica para o tratamento da dor crônica em adultos;

2) O tratamento da Dor oncológica em crianças;

3) A importância de trabalhar os problemas emocionais dos cuidadores de pacientes em Cuidados Paliativos;

4) A razão da espiritualidade para os portadores de dor.

Mais informações sobre o SIMBIDOR 2011: www.simbidor.com.br

Programação Científica: http://www.simbidor.com.br/s10/index.php?pg=s10_programa ?

Sobre o Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional sobre Dor:

De 28 de setembro a 1º de outubro, São Paulo abriga a 10ª edição do SIMBIDOR, Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional sobre Dor, que será realizado no Hotel Maksoud Plaza - Alameda Campinas, 150 – São Paulo. Serão cinco dias de intensas atividades apresentadas por 170 renomados especialistas brasileiros e internacionais em torno da atualização dos recursos diagnósticos e os mais recentes avanços nas terapias medicamentosa e cirúrgica para o tratamento da Dor.

Segundo o presidente do Simpósio, o neurocirurgião funcional especialista em dor, Claudio Fernandes Corrêa, a meta do evento é dar aos participantes uma visão ampla da dor e as consequências para seus portadores, cuidadores e a sociedade que os cerca, assim como apresentar a estes os recursos mais avançados da medicina, no Brasil e no Mundo, para seu tratamento. “O conceito do evento não muda, mas as propostas de terapias diagnósticas e de cuidados se ampliam e se aperfeiçoam, possibilitando a um maior número de profissionais levar mais qualidade de vida a um número cada vez maior de pessoas”, relata.

Dentre alguns dos muitos temas de relevância apresentados no evento está o Curso de Cuidados Paliativos, que em 2002 foi outorgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como “abordagem ou tratamento de grande importância para pacientes e familiares diante de doenças que ameacem a continuidade da vida, e necessário para avaliar e controlar de forma impecável não somente a dor, mas todos os sintomas de natureza física, social, emocional e espiritual”.

No campo da analgesia, o evento terá como destaque o uso da ketamina (ou cetamina)– um medicamento amplamente utilizado na veterinária e também em humanos para a sedação consciente em emergências pediátricas, endoscopias, cateterismos e radiologia. Hoje, a Ketamina é aplicada nos procedimentos como um potente e seguro adjuvante à analgesia opioide sistêmica no tratamento da dor crônica em adultos.

Outros destaques da programação abordarão tratamentos específicos para a dor oncológica em crianças, a importância de trabalhar os problemas emocionais dos cuidadores e a razão da espiritualidade para os portadores de dor.

A DOR

A Dor tem sido objeto de estudos científicos no mundo todo, tornando-se um constante desafio para médicos e profissionais que lidam com o problema. O objetivo é buscar soluções para aliviar o sofrimento humano e melhorar a qualidade de vida do ser humano.

No passado, a Dor foi traduzida como expressão da agressão ou simplesmente, no contexto teológico, como fonte de sofrimento e punição. Atualmente a Dor é considerada um alerta de que algo no organismo não está bem. E mais: aguda ou crônica, ela é a principal razão de procura pelo sistema de saúde e está entre as principais causas de absenteísmo ao trabalho. ?

TIPOS DE DOR

Existem dois tipos de dor:

Dor aguda - causada por traumatismo, procedimento cirúrgico ou inflamação. Geralmente, passa logo (ex. apendicite e cólica renal);

Dor crônica - exige cuidados constantes. Não deriva de uma só causa, mas de vários fatores que se interagem e favorecem seu desenvolvimento.

A presença constante e a duração prolongada da dor são muito perturbadoras. Acarreta alterações nas atividades físicas, no sono, na vida sexual, no humor, na auto estima, nas relações familiares, de trabalho e de lazer.

Cada pessoa sente dor de um jeito e tem determinada tolerância a ela. Aproximadamente 90% dos pacientes portadores de dores crônicas desenvolvem algum problema psíquico.

Dentre as dores que mais predominam na população mundial estão: dores de cabeça (33%), dores menstruais (33%), dores nas costas (30%) e dores musculares (20%).

A fibromialgia (doença musculoesquelética que atinge o corpo de forma generalizada) acomete até 5% da população mundial, sendo a sua grande maioria mulheres.

A DOR E A ECONOMIA

A Dor é responsável por cerca de 80% das consultas médicas. Os custos estimados que ela gera nos Estados Unidos estão em torno de US$ 150 bilhões por ano. O dado norte-americano é utilizado como referência no Brasil, já que o País não possui estudos econômicos a respeito do tema. Considerando a nossa economia e sistema de saúde, estima-se que a gravidade do problema seja maior.

Dentre os fatores para estes cálculos econômicos estão áreas e funções diretamente afetadas pela Dor, como as relacionadas ao sistema de trabalho, como afastamento de colaborares por doenças incapacitantes. Ou mesmo danos gerados a rotinas e equipamentos de trabalho em função da debilidade de indivíduos acometidos por problemas crônicos. Somado a esses fatores está a grande utilização do sistema de saúde, muitas vezes de forma ineficiente para o atendimento dos problemas apresentados. As principais dores ligadas diretamente a funções laborativas são as musculoesqueléticas (lombalgias) e lesões por esforço repetitivo (LER).  Todas as demais dores crônicas – não necessariamente provocadas pelo trabalho - interferem no desempenho do individuo como um todo.

A dor nas costas é a terceira razão mais frequente para intervenções cirúrgicas. É a principal causa de absenteísmo entre os trabalhadores e é líder nas causas de aposentadoria por invalidez. A principal causa de dor nas costas é por problemas ergonômicos. ?

TRATAMENTO DA DOR

A terapia da dor chegou ao Brasil há mais de 30 anos. O conceito de ser a parceira inseparável da doença deixou de ser aceito e hoje há controle para os mais diversos tipos de problemas, desde a enxaqueca até as dores originárias de patologias mais sérias, como o câncer.

A medicina tem recorrido às terapias alternativas que podem ajudar no tratamento da Dor: o poder da mente de reduzir a dor é evidenciado pelos exercícios que amenizam as dores do parto; a acupuntura; técnicas de relaxamento e hipnose, entre outras.

Estima-se que no Brasil cerca de 30% dos pacientes portadores de dores crônicas não realizam o seu tratamento de forma completa e eficaz, especialmente no que tange a ingestão de medicamentos.

Ficha Técnica SIMBIDOR 2011:
10º SIMBIDOR (Simpósio Brasileiro e Encontro Internacional Sobre Dor)
Data: 28 de setembro a 01 outubro de 2011
Horário: das 8 às 18hs
Local: Hotel Maksoud Plaza – Alameda Campinas, 150 – Cerqueira César – São Paulo/SP
Realização: Instituto Simbidor
Informações: www.simbidor.com.br
Programação completa: http://www.simbidor.com.br/s10/index.php?pg=s10_programa

Acompanhe as novidades do Simbidor 2011 nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/pages/Instituto-Simbidor/107223559369783?ref=tsebook.com/institutosimbidor
Twitter: http://twitter.com/simbidor2011 @simbidor2011

Informações à imprensa

Baruco Comunicação Estratégica
info@baruco.com.br / (11) 3539.9901
Ricardo Berlitz – berlitz@baruco.com.br / (11) 9645-2067
Aline Aprileo – aline.aprileo@baruco.com.br / (11) 6968.6278


Fonte: