Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

São Pedro recebe representantes de 22 Estados e autoridades de saúde.
22/09/2009

São Pedro recebe representantes de 22 Estados e autoridades de saúde

Congresso Nacional de Auditoria em Saúde reúne mais de 600 representantes do setor, entre eles a secretária municipal de saúde e o diretor do Denasus, Luiz Carlos Bozan
 
Em sua oitava edição, o Audhosp - Congresso Nacional de Auditoria em Saúde e Qualidade da Gestão e da Assistência Hospitalar - visa discutir o atual panorama do setor e apresentar os novos caminhos da auditoria e gestão hospitalar.

O evento, que tem como tema "A Saúde no Brasil - Caminhando Rumo ao Sistema Único de Informação", foi aberto hoje (22) à tarde, no auditório principal do Hotel Fazenda Colina Verde, em São Pedro.

A cerimônia teve a presença de dirigentes da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), que organiza o congresso, do médico chefe do departamento de auditoria Secretaria de Estado da Saúde (SES), Vanderlei Soares Moya, e da secretária municipal de saúde, Patrícia Ruschel.

O representante da SES destacou a importância do tema central do evento, que "certamente irá contribuir para a evolução dos participantes", disse Moya.

Já a secretária municipal de saúde agradeceu a escolha de São Pedro para abrigar o congresso, que neste ano conta com 612 inscritos de 22 Estados "O evento é muito importante para a cidade, especialmente pelo momento que a saúde local atravessa, com o único hospital realizando só atendimento ambulatorial e de urgência e emergência. Temos uma equipe participando das atividades para agregar conhecimento e melhorar o intercâmbio com o setor", disse Patrícia Ruschel.

Programação - O primeiro dia do 8º Audhosp teve a palestra de abertura "Auditoria da atenção à saúde como instrumento de cidadania: qualidade, custo ou informação", ministrada pela auditora Marília Louvison.

Na sequência o diretor do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), Luiz Carlos Bolzan, participou da mesa-redonda sobre os novos rumos da auditoria. A atividade também teve a presença do auditor da secretaria municipal de saúde de São Paulo, José dos Santos, e do chefe do departamento de auditoria da SES, Vanderlei Soares Moya.

O diretor do Denasus apontou as novas perspectivas da auditoria na saúde, entre elas a qualificação da gestão. "Não temos caráter policialesco. Trabalhamos para fazer valer a norma para balizar e direcionar a relação entre os segmentos público e privado de saúde a fim de evitar desperdício dos recursos e melhorar os serviços. Para isso dinamizamos nossa relação com os órgãos inspetores de gestão e controle, como o Tribunal de Contas da União, Polícia Federal e o Sistema Nacional de Auditoria", destacou Bolzan.

Sobre a falta de recursos para o setor, o representante do Ministério da Saúde falou sobre a necessidade de repensar o papel do SUS. "Não basta regulamentar a emenda nº 29 e criar a CSS para garantir mais financiamento. É preciso discutir e definir o papel do SUS dentro do modelo econômico-social brasileiro", finalizou Luiz Carlos Bolzan, diretor do Denasus.

Evento - O Audhosp é voltado a faturistas, administradores, auditores, gerentes, autorizadores, reguladores, enfermeiros e profissionais da saúde. "Somente através de uma inter-relação produtiva, sintonizada e eficiente entre gestores, prestadores e auditores, a saúde brasileira poderá avançar", ressalta José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior, presidente da Fehosp, entidade organizadora do evento.

O congresso segue até o próximo dia 25. A programação completa está disponível no site www.fehosp.com.br.

Serviço
8º Audhosp - 22 a 25 de setembro de 2009
Local: Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, São Pedro (SP). O endereço é Rua Veríssimo Prado, nº 1500 - Centro

Assessoria de Imprensa Fehosp
(11) 4123-1419 - (11) 9450-0856
Michella Guijt - michella@assessoraonline.com.br
Laís Varella - lais@assessoraonline.com.br

Fonte: