Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Hospital do Paraná participa de programa de segurança do paciente
16/09/2011

VITA Curitiba é o único do Estado selecionado para integrar lista de hospitais modelo

O desenvolvimento tecnológico na medicina, os novos tratamentos e as cirurgias mais complexas aumentaram não apenas a expectativa de vida da população, mas, também, o número de internações. Para acompanhar esse crescimento mantendo a qualidade dos serviços nos hospitais, o Instituto Qualisa de Gestão (IQG) criou o Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP) associado aos movimentos de segurança dos EUA e Canadá

A entidade escolheu 12 hospitais, localizados no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, para servirem de multiplicadores de boas práticas. Os resultados obtidos irão auxiliar na implantação da ação nos demais hospitais do País. O Hospital VITA Curitiba é o único representante do Paraná no projeto.

Para o gerente médico do VITA Curitiba, Osni Silvestri, é uma honra integrar esse grupo de elite. "O hospital está pronto a disseminar e repartir o conhecimento adquirido ao longo do processo da acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação) em nível de excelência e da Acreditação Internacional Canadense", ressalta, referindo-se às principais certificações recebidas pelo hospital.

Silvestri explica que, em princípio, o programa focará dois temas mais recorrentes: as infecções associadas ao uso de cateteres venosos e das pneumonias associadas à ventilação mecânica. "Ambos têm sido muito discutidos no VITA Curitiba, e tivemos excelentes resultados quando implantamos os pacotes de prevenção há vários anos", destaca.

Além disso, o hospital tem aplicado diversas ações que visam identificar e criar barreiras aos possíveis danos a pacientes. "Este tema é tão importante que criamos um setor denominado Núcleo de Gestão de Segurança Assistencial (NGSA) dentro do hospital. Nele são estudados os indicadores e desenvolvidas práticas para diminuir a exposição ao risco", complementa.

Segundo Silvestri, o Brasil está atravessando a barreira de país em desenvolvimento para se firmar como uma potência desenvolvida. "Na saúde esta tendência já é uma realidade e o Programa Brasileiro de Segurança do Paciente é um bom exemplo, que vem mostrar o nível de excelência dos hospitais brasileiros", conclui.

A implantação dos Bundles (pacotes) de Prevenção de Pneumonia relacionada à Ventilação Mecânica (PAV) e de Prevenção de Infecção de Corrente Sanguínea relacionada a cateter (BSICR) ocorreu em janeiro de 2009 nos 24 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Geral de Adultos do Hospital VITA Curitiba - considerando as orientações do Institute for Healthcare Improvement (IHI), dos Estados Unidos, impulsionados pela Campanha ¨5 Milhões de Vidas¨.

De acordo com a médica Marta Fragoso, infectologista e coordenadora do Núcleo de Gestão de Segurança Assistencial do Hospital VITA, esta implantação ocorreu de forma integrada com a equipe operacional intradisciplinar da unidade e equipe normativa do NGSA, priorizando-se a prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS). Os critérios de definição de PAV adotados são do Center for Disease Control (CDC) e os critérios de definição de BSIRC são do National Healthcare Safety Network (NHSN).

Os pacientes são monitorados diariamente através de visitas multi e intradisciplinar - formadas por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico e representante do NGSA, à beira do leito. Nesse contato é feita uma discussão integral do Projeto Terapêutico de cada paciente e o preenchimento de checklist denominado de Plano Terapêutico. Além desta ação diária, que permite o cumprimento de pontos críticos no rol dos itens de prevenção, há observação amostral mensal da adesão da higienização de mãos da equipe operacional, baseando-se no documento oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A médica ressalta que o diferencial para os bons resultados obtidos na prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde decorre, principalmente, da ação ativa da equipe assistencial em abraçar a operacionalização das medidas de prevenção com empenho, competência e responsabilidade, conferindo qualidade e segurança assistencial ao ambiente de Unidade de Terapia Intensiva. Marta destaca também a participação dos médicos Hipólito Carraro Júnior, chefe da UTI do VITA Curitiba, Alain Luy, intensivista, e do enfermeiro chefe da UTI, Alexandre Severo, como fortes lideranças no processo operacional do PBSP.

O programa - O Instituto Qualisa de Gestão coordena o Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP) junto com organizações mundiais - Institute for Healthcare Improvement (IHI), Canadian Patient Safety Institute (CPSI), Patient Safety Crosswalk, Accreditation Canadá -, para que o tema segurança do paciente esteja em constante desenvolvimento nas organizações de saúde e sociedade.

Importância em participar - A coordenadora do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente, do IQG, Milene Karine Zimmer Volpe, explica que os hospitais integrantes, como é o caso do Hospital VITA Curitiba, um dos pioneiros no programa, terão como ganho uma melhor organização de seu sistema, protocolos baseados nas boas práticas relacionados à qualidade e segurança do paciente. Além de gerar informações e evidências objetivas em resultado de segurança, retornando em beneficio do paciente com maior resolutividade do tratamento oferecido e menores custos. "Vários estudos têm mostrado diferentes taxas de eventos adversos, com metade desses sendo evitáveis, e como resultado, a satisfação do paciente com o serviço oferecido", finaliza.

SOBRE O HOSPITAL
Localizado na BR 476, o VITA Curitiba possui mais de 18 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 102 mil metros quadrados, 155 leitos, (sendo 44 de UTI) e realiza uma média de 120 mil atendimentos emergenciais e nove mil cirurgias por ano.

Há 15 anos O VITA Curitiba presta serviços à população da capital paranaense. O hospital, que é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, medicina de urgência, neurologia, ortopedia e pediatria, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva e atende atletas de diversas modalidades. Além disso, o VITA Curitiba possui uma parceira com o Centro de Excelência em Reconstrução Óssea - CERO, o qual tem como finalidade treinar profissionais e desenvolver pesquisas e tecnologias relacionadas à cirurgias de reconstrução de membros e ao alongamento ósseo.

CERTIFICAÇÃO - O VITA Curitiba foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation), no início de 2008 e renovada em 2011, que avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente.

A Certificação de serviços de saúde visa estimular e orientar as empresas da área a integrar nas principais estratégias das organizações questões relacionadas à gestão da qualidade e resultados assistenciais seguros.

SOBRE O IQG
O Instituto Qualisa de Gestão é líder do mercado de certificação e implementação de programas de gestão de qualidade do setor de saúde. Com uma estrutura construída ao longo de mais de 15 anos, é a maior Instituição Certificadora da América Latina no segmento.


Fonte: