Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Especialistas discutem controle de infecção hospitalar
12/09/2006

De 11 a 15/9, especialistas e profissionais de saúde de 11 países participam do VI Congresso Pan-Americano e X Congresso Brasileiro de Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre (RS). Brasil, Argentina, Uruguai, Peru, Chile, México, Guatemala, EUA, Suíça, Itália e Espanha vão debater e trocar experiências sobre o controle e a prevenção das infecções em serviços de saúde,
A abertura oficial do congresso será feita com palestra do mexicano Samuel Ponce De Leon, sobre o tema “Prevenir Infecções Preservando o Meio Ambiente”. Confira a programação. Serão realizadas cerca de 30 conferências, 45 mesas-redondas e quatro simpósios, via satélite, durante os cinco dias de trabalhos.
Conferencistas e palestrantes nacionais e internacionais irão discorrer sobre temas como os Programas de Controle de Infecção Hospitalar nos Países Latino-Americanos; Surtos de Infecção Relacionados a Produtos de Saúde; Custos de Controle de Infecção Hospitalar; Vigilância Epidemiológica das Infecções Hospitalares; Epidemia da Gripe Aviária; Vigilância da Resistência Bacteriana.
Em paralelo, serão realizados dois eventos: o II Fórum Nacional Sobre o Modelo Brasileiro de Controle de Infecção em Serviços de Saúde e o Seminário Nacional da Rede de Monitoramento da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde, ambos promovidos pela Anvisa, com o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Fórum
Para realizar o II Fórum Nacional Sobre o Modelo Brasileiro de Controle de Infecção em Serviços de Saúde, a Anvisa também conta com o apoio da Associação Brasileira dos Profissionais em Controle de Infecção e Epidemiologia Hospitalar (ABIH).
O objetivo do fórum é traçar diretrizes para o controle de infecção em serviços de saúde, incluindo temas como o uso racional de substâncias com ação antimicrobiana; vigilância epidemiológica e controle das infecções hospitalares; prevenção de risco para paciente e profissional de saúde, dentre outros.
As diretrizes propostas vão nortear as atividades desenvolvidas pela Agência e pela Opas, bem como por outras instituições governamentais que atuam no monitoramento e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.
Seminário
A realização do Seminário Nacional da Rede de Monitoramento e Controle da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde (Rede RM) é uma das atividades previstas no Projeto “Monitoramento e Prevenção da Resistência Microbiana em Serviços de Saúde”, que faz parte do termo de cooperação Anvisa-Opas.
A Rede foi criada em 2004 para mapear o perfil de sensibilidade de bactérias e outros microorganismos que atingem hospitais e população. A partir de análises do efeito do medicamento sobre esses microrganismos, é possível combater e controlar a resistência microbiana.

No seminário, os participantes tomarão conhecimento dos primeiros dados compilados do monitoramento de controle das infecções e definirão as diretrizes da Rede RM. Também vão expor as dificuldades encontradas na execução do projeto e receber informações sobre as novas etapas, além de trazer contribuições para o aprimoramento da Rede.
Dados

No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que 15% dos doentes internados adquirem algum tipo de infecção. Segundo pesquisa realizada pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões, ocorrem no país cerca de 45 mil óbitos, anualmente, em decorrência de infecção hospitalar.

Fonte: