Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

ANS apresenta o ANS-TabNet
04/05/2006

Hoje, um dos principais desafios da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é desenvolver e aperfeiçoar tecnologias de geração e divulgação de informações com o objetivo de disponibilizá-las para os diversos integrantes do setor de saúde suplementar: técnicos, gestores públicos e privados de saúde, segmentos interessados em seu estudo e pesquisa e público em geral. É nesse sentido, conforme Leôncio Feitosa, diretor da Diretoria de Desenvolvimento Setorial, que a ANS apresenta o ANS-TabNet, um tabulador que permite o cruzamento de dados dos diversos sistemas de informação que existem na agência reguladora. Essa ferramenta utiliza metodologia elaborada pelo Datasus / Ministério da Saúde.

Nessa fase inicial, o ANS-TabNet permitirá consultas sobre os beneficiários dos planos de saúde, a partir de uma base de informações extraídas do Sistema de Informações de Beneficiários (SIB), do Sistema de Cadastro de Operadoras (CADOP) e do Sistema de Registro de Produtos (RPS). "Por esse sistema, é possível cruzar dados de faixa etária, sexo, local de residência do beneficiário (por município, estado, região ou microrregião do Brasil), tipo de contratação, segmentação e vigência do plano e modalidade da operadora", relata Leôncio Feitosa.

De acordo com o diretor, com o ANS-TabNet o usuário poderá ainda fazer séries históricas, ou seja, selecionar variáveis que lhe permitam ver a evolução no tempo de determinado aspecto, como evolução do número de beneficiários de planos de saúde individuais ou familiares, no período de 2000 a 2005 no estado de São Paulo, por exemplo. "Para tanto, basta selecionar as variáveis desejadas na linha e na coluna", explica Feitosa.

As sugestões para o aperfeiçoamento do sistema e o contato com a equipe responsável pela produção do ANS TabNet podem ser feitas pelo e-mail: tabnet@ans.gov.br.

Fonte: