Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Avança discussão com o Bradesco sobre a CBHPM
16/05/2006

Nesta quarta-feira, dia 10 de maio, durante reunião com representantes da Associação Médica Brasileira, a direção da Bradesco Saúde se mostrou favorável a adotar os códigos e nomenclaturas da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM). Também foram discutidos, durante o encontro, uma possível adequação dos valores e o reajuste deste ano.
Participaram da reunião, realizada na sede da seguradora, no Rio de Janeiro, o presidente em exercício da AMB, José Carlos Raimundo Brito, o 1º secretário da entidade, Aldemir Humberto Soares, o coordenador da Comissão Nacional de Consolidação e Defesa da CBHPM, Florisval Meinão, o diretor geral da Bradesco Saúde, Heráclito de Brito Gomes Junior, o diretor gerente, Marcio Araújo Coriolano e o diretor de saúde, Sérgio Galvão.
Os diretores da seguradora se comprometeram a discutir a implantação dos códigos e nomenclaturas da CBHPM com a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg).
"Esta aproximação com o Bradesco e com a Fenaseg teve início em 2005, no âmbito da Câmara Técnica da Contratualização, e continua fomentando boas expectativas na classe médica", conta o 1º secretário da AMB, Aldemir Soares.
A Bradesco Saúde também já se comprometeu a reajustar os valores atuais dos honorários médicos em agosto deste ano. Não foi possível um debate sobre percentuais, na reunião, porque a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ainda não definiu o índice de reajuste das mensalidades dos planos de saúde, pagas pelos usuários, referente aos últimos 12 meses.
Além disso, a seguradora reiterou o compromisso de voltar a referenciar os médicos que haviam sido desligados da empresa em virtude de sua participação no movimento pela CBHPM. Os diretores da Bradesco Saúde informaram que já foi regularizada a situação de todos os profissionais cujos nomes tinham sido enviados pelas entidades médicas.
"Assim como fizemos neste encontro com a Bradesco Saúde, estamos encaminhando negociações com todos os segmentos da saúde suplementar, com prioridade para a valorização do trabalho médico, por meio de reajustes anuais, e para a garantia da assistência de qualidade aos nossos pacientes", avalia o coordenador da Comissão Nacional da CBHPM, Florisval Meinão.
Câmaras Técnicas
Ainda durante o encontro, os representantes da AMB reforçaram o convite para que a Fenaseg participe das outras cinco Câmaras Técnicas criadas pela entidade em 2004: CBHPM, Avaliação de Tecnologias, Implantes, Materiais e Medicamentos e Diretrizes.
Atualmente, estes grupos são formados, conforme suas especificidades, por representantes da AMB, Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos, Ministério da Saúde, ANS, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Unidas e Unimed.
Preocupados com os altos custos do sistema de saúde, principalmente nas áreas de órteses, próteses e demais insumos, os diretores da Bradesco Saúde disseram aprovar esta iniciativa de união para discutir soluções em benefício de todos os atores do setor, e ressaltaram a importância da colaboração das entidades médicas no sentido de atingir objetivos comuns.
Finalmente, a AMB solicitou o empenho da seguradora para agendar em breve uma reunião com a Fenaseg, a fim de que esses avanços sejam estendidos às demais empresas do segmento.
"A receptividade da Bradesco Saúde foi excelente, proporcionando-nos a oportunidade de discutir, de forma aberta, diversos temas de grande relevância para o setor", conclui o presidente em exercício da AMB, José Carlos Brito.

Fonte: