Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Congresso Brasileiro de Quadril reúne conferencistas de sete países da Europa, América Latina e América do Norte
31/08/2011

Evento internacional acontece de 7 a 10 de setembro em Foz do Iguaçu (PR) e terá a participação de renomados especialistas do Brasil e internacionais

                De 7 a 10 de setembro, a Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) realiza em Foz do Iguaçu (PR) o XIV Congresso Brasileiro do Quadril (Joppaq). O evento reunirá congressistas de seis países: Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Estados Unidos, França e Suíça.
                O Congresso Brasileiro de Quadril é o maior evento da SBQ e tem um impacto grande no trabalho dos cirurgiões de quadril, dos especialistas em treinamento e também nos ortopedistas gerais. Nesse congresso, são mostradas as produções científicas dos médicos brasileiros, através dos temas livres, que representam um rol de pesquisas mais recentes que os médicos fazem naquele ano.
Outro fator importante é o grande intercâmbio com os países da América do Norte, América Latina e Europa, principalmente. Um exemplo desta intercambialidade é que este ano serão realizados simpósios conjuntos da SBQ com o Efort (The European Federation oof National Associations of Orthopaedics and Traumatology - Federação Europeia das Associações de Ortopedia e Traumatologia). Os médicos foram escolhidos de acordo com os temas oficiais do congresso: Fratura do fêmur proximal no idoso, Artroscopia do quadril e Infecções em artroplastia.
O congresso ainda disponibilizará cursos sobre medicamentos, principalmente de anticoagulantes. As indústrias americanas Zimmer e Johnson & Johnson apresentarão novas técnicas de implantes por profissionais reconhecidos mundialmente que vão discursar sobre novos materiais e opções.
Durante o evento, que tem apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), também serão realizados simpósios combinados da Comissão de Integração de Comitês (CIC SBOT), para promover a integração entre as sub-especialidades da Ortopedia. “Vamos integrar todos os comitês que têm alguma relação com o quadril. Dos 12 comitês existentes, oito estarão presentes”, explica Dr. Luiz Sérgio Marcelino Gomes, presidente da Sociedade Brasileira de Quadril.
                 Segundo Dr. Marcelino, a evolução da medicina num mundo tão globalizado tem exigido que os eventos científicos possibilitem um acesso rápido às inovações como aumento de durabilidade dos implantes ortopédicos e estimulem a discussão sobre diferentes possibilidades terapêuticas. “É este o objetivo do Congresso, que além de promover a cooperação científica entre os países da América Latina, conta com a participação de conferencistas dos Estados Unidos e da Europa, através de uma parceria com o EFORT (European Federation of National Associations of Orthopaedics and Traumatology) e com a Asociación Argentina de Ortopedia y Traumatologia (AAOT)”, afirma o especialista.
O evento é direcionado a ortopedistas ou especialidades médicas correlatas, além de médicos em formação e pontua, pela Comissão Nacional de Acreditação (CNA), em diferentes especialidades e áreas de atuação. Outras informações pelo telefone (16) 3623-9399 ou e-mail: www.cbq2011.com.br.


Fonte: