Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica marca os 20 anos da SBCM
12/01/2009

A cidade de São Paulo vai sediar, de 16 a 18 de outubro de 2009, o 10º Congresso Brasileiro de Clínica Médica. O evento, realizado pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), ocorrerá no Palácio das Convenções Anhembi, em São Paulo .
A décima edição do Congresso comemorará os 20 anos da SBCM. De acordo com o presidente da entidade, Antonio Carlos Lopes, o evento será em São Paulo porque esta é a cidade sede da SBCM desde sua fundação.
O tema central do evento é a Doença de Chagas. Em 2009 faz também 100 anos que o médico brasileiro Carlos Justiniano Ribeiro das Chagas descreveu o agente etiológico, o transmissor e o modo de propagação da doença.
Cursos
O congresso terá a segunda edição do Curso de Simulação em Medicina de Urgênca (SimUrgen) e do Curso de Medicina Ambulatorial, além de uma reedição do Curso de Atualização, focado no concurso para obtenção de Título de Especialista.
Destinado aos clínicos que atuam em pronto-socorros, UTIs e aos demais médicos interessados em reciclar os conhecimentos nesta área, o SimUrgen teve vagas esgotadas na primeira edição e foi muito elogiado pelos participantes. O objetivo é promover treinamento em procedimentos e situações comuns nos atendimentos de urgência, inclusive com simulação prática.
O Curso de Medicina Ambulatorial, que teve participantes de todo o país no último ano, aborda a medicina do dia-a-dia “desospitalizada”, valorizando o que há de novo para a atualização médica, com a participação de quem exerce a profissão e respeitando o paradigma de que “Medicina se aprende ao lado de quem sabe”.A coordenação é do diretor do Departamento de Medicina da Santa Casa de São Paulo, professor Carlos Alberto da Conceição Lima.
Valorização do clínico
Criada em 1989, a SBCM mostrou à comunidade médica que os princípios da Clínica Médica são inerentes à profissão. “Valorização profissional, educacional, prioridade ao humanismo e à relação médico-paciente nunca podem ser deixados de lado, e são as principais bandeiras da SBCM”, afirma o presidente da entidade.
Filiada à Associação Médica Brasileira (AMB) e reconhecida pelo American College of Physicians, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica tem uma história de reconhecimento, crescimento e expansão. Hoje ela é representada em 18 estados e conta com mais de 12 mil sócios em todo o país. A SBCM é a entidade credenciada pela AMB e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para realizar as provas para obtenção do Título de Especialista em Clínica Médica e do Certificado de Área de Atuação em Medicina de Urgência. Seus congressos reúnem uma média de público de cinco mil participantes.
Uma recente conquista da SBCM foi a criação de mais duas áreas de atuação ligadas à Clínica Médica: Medicina Aeroespacial e Perícia Médica. As novas áreas foram reconhecidas pelo CFM e se tornaram capítulos na SBCM. Outra grande conquista da SBCM é a alteração da residência médica. Atualmente são obrigatórios dois anos de residência em Clínica Médica para o médico poder ingressar em outra especialidade da área clínica, com exceção da infectologia. “Certamente, esta é uma das mais importantes contribuições da SBCM aos médicos brasileiros”, avalia Lopes.

FONTE:
Acontece Comunicação e Notícias
Chico Damaso ou Monica Kulcsar
(11) 3871-2331 / 3873-6083
www.acontecenoticias.com.br
acontece@acontecenoticias.com.br


Fonte: