Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Autogestão participa de nova composição do CNS
12/09/2006

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) elegeu em 31/8 as entidades para participarem de sua nova composição. Esta foi a primeira eleição realizada nos 70 anos de existência do CNS. Por ela foram escolhidos representantes de entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS); entidades de profissionais de saúde, incluída a comunidade científica; além de prestadores de serviço e empresariado com atividade na área da saúde.
A UNIDAS faz-se presente neste importante momento e, representada pela presidente Marilia Ehl Barbosa, participa do Conselho como 2ª suplente na qualidade de entidade nacional de prestadores de serviços de saúde. O grupo do qual a UNIDAS faz parte tem como titular o Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge), e como 1ª suplente a Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados e de Capitalização (Fenaseg).
A cerimônia de posse será realizada nesta sexta-feira, 15 de setembro. Na mesma reunião, os 48 membros titulares vão disputar entre si, por meio do voto secreto, a presidência do Conselho.
O CNS é um órgão colegiado que tem caráter deliberativo na formulação de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
A lista completa dos eleitos está no site do CNS: www.conselho.saude.gov.br.

Fonte: