Acumulado do setor em 2024 atingiu a marca de US$ 873 milhões; já entre julho e setembro foram comercializados mais de US$ 346 milhões
O terceiro trimestre de 2024 apresentou resultados bastante positivos para as exportações brasileiras de dispositivos médicos. No período que envolve os meses de julho, agosto e setembro, foram US$ 346,7 milhões em produtos voltados à assistência à saúde vendidos para diferentes países. Com esse resultado, o acumulado do setor no ano atinge US$ 873,6 milhões, o que já supera em 30% o volume alcançado no mesmo período de 2023, quando o volume exportado totalizou US$671,7 milhões.Seguindo o mesmo ritmo, as empresas participantes do Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), também registraram crescimento em seu volume de exportação ao longo deste ano.
Do total de 2024, considerando o acumulado geral de exportações, mais de US$ 603 milhões foram de produtos do segmento médico-hospitalar, como, por exemplo, válvulas cardíacas, sacos e bolsas de plástico para uso na medicina, aparelhos ortopédicos e categutes esterilizados. Com isso, o crescimento da vertical de dispositivos médico-hospitalar no período chega a 40% sobre o obtido no ano passado que foi de US$ 433 milhões. Já os outros US$ 200 milhões corresponde a exportações de outros segmentos como os produtos para laboratórios que aumentaram 20,86%, as de odontologia 10,86% e a de reabilitação 8,82%.
Sobre os destinos das exportações, a maior parte das vendas externas de dispositivos médicos brasileiros foram feitas para os Estados Unidos, que adquiriram US$ 200,6 milhões das fabricantes nacionais em 2024, o que representa 23% do total da exportação geral. Na sequência, destacam-se Coreia do Sul, Argentina, México e Países Baixos.
Brazilian Health Devices
As empresas participantes do Brazilian Health Devices (BHD) somaram US$ 110,36 milhões em vendas externas entre janeiro e setembro, resultado 4,3% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Essas companhias firmaram parcerias comerciais com 125 países, sendo que 70% delas abriram novos mercados e 82 conseguiram ampliar seu volume de exportações em mercados já consolidados.
“Foram, ao todo, 180 tipos diferentes de dispositivos médicos fabricados no Brasil e exportados. Além disso, 32 empresas exportaram novos produtos e quatro delas fizeram suas primeiras vendas internacionais no período”, enfatiza José Fernando Dantas, analista de Acesso a Mercados da ABIMO.
Entre as empresas do BHD, a Argentina se destaca como principal destino das exportações, seguida pelos Estados Unidos, México, Chile e Colômbia.
Sobre a ABIMO
A ABIMO - Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos representa a indústria brasileira de produtos para a saúde que promove o crescimento sustentável nos mercados nacional e internacional. Fundada em 1962, a instituição conta com mais de 300 associadas e surgiu a partir da ideia de 25 fabricantes de produtos médicos e odontológicos com o objetivo de fortalecer, organizar e regulamentar o segmento. Nesses anos de trabalho, a ABIMO expandiu suas operações de suporte à cadeia produtiva através de conselhos e grupos de trabalho, os quais respondem por todos os aspectos técnicos, operacionais e associativos do setor.
Sobre o BRAZILIAN HEALTH DEVICES
O projeto setorial Brazilian Health Devices, executado pela ABIMO em parceria com a ApexBrasil, tem como missão fomentar as exportações de artigos e equipamentos da área da saúde. Brazilian Health Devices é a marca que reúne as indústrias exportadoras do setor e as representa internacionalmente. Durante o ano de 2023 o projeto atendeu 137 empresas brasileiras fabricantes de dispositivos médicos que exportaram US$ 106,6 milhões em produtos para mais de 137 países.
O Brazilian Health Devices está aberto a receber novas indústrias de dispositivos médicos que buscam a internacionalização. As empresas interessadas em entender o funcionamento do projeto devem entrar em contato pelo telefone (11) 3285-0155 ou pelo e-mail export@abimo.org.br.
Sobre a APEXBRASIL
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.