Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Segmenta implementa código de barras bidimensional datamatrix nas bolsas e frascos de soros hospitalares
10/06/2009

Medida possibilita identificação das Soluções Parenterais de Grande Volume por lote e garante rastreabilidade

Ribeirão Preto (SP), 3 de junho de 2009 – A Segmenta anuncia a implementação do código de barras bidimensional datamatrix em suas bolsas e frascos de Soluções Parenterais de Grande Volume (SPGVs) em Sistema Fechado. A previsão é que os produtos recebam a nova codificação já a partir de agosto.

“A implementação da tecnologia datamatrix nos soros da Segmenta vem ao encontro da política de transparência que norteia a empresa”, declara João Luiz Elias, Diretor Industrial. “Os hospitais já utilizam o código de barras para controlar tudo o que é ministrado a seus pacientes. Este processo facilita a gestão hospitalar e tem o mérito de oferecer maior segurança aos pacientes, já que diminui sensivelmente a probabilidade de erros”, o executivo completa.
Reconhecido pelas normas internacionais GS1, o modelo datamatrix utilizado pela Segmenta oferece a possibilidade de introduzir 500 caracteres alfanuméricos em um espaço mínimo de 10 mm². A codificação bidimensional traz informações sobre a empresa e o produto, apresentação, lote, datas de validade e fabricação, volume, turno, nota fiscal, responsável técnico, gerando assim uma série de vantagens, como a possibilidade de identificação do produto por lote e a garantia de rastreamento interno e externo. Por conta disso, a utilização da tecnologia ainda combate falsificações.
A automação é uma ferramenta cada vez mais utilizada no setor de saúde. A codificação dos medicamentos e suprimentos para a área médica permite aos hospitais o controle de operação, o levantamento de custos, o gerenciamento do estoque e o fechamento do processo de cobrança de convênios médicos, de forma segura e eficaz.

Sobre a Segmenta – A Segmenta desenvolve produtos inovadores para o segmento hospitalar, utilizando a mais moderna tecnologia de produção de Soluções Parenterais de Grande Volume (SPGV) em Sistema Fechado existente no mercado. Com o objetivo de atender às exigências de fabricação e comercialização do mercado mundial, a empresa construiu na cidade de Ribeirão Preto (SP) o maior e mais moderno parque fabril do Brasil, com tecnologia de ponta e uma equipe de profissionais altamente qualificados. Em respeito às pessoas e ao meio-ambiente, a Segmenta utiliza a melhor matéria prima e produz embalagens concebidas a partir de polipropileno, totalmente isentas de PVC. Com isso, a empresa garante transparência e resistência, sem interações com substâncias e migração de materiais.


Fonte: