Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Maestro João Carlos Martins se apresenta na abertura de Congresso Médico
04/06/2009

Célebre nome da música clássica nacional estará no Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão


  Ícone da música clássica nacional, João Carlos Martins, participa do 29º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão. O maestro que é exemplo de dedicação aos profissionais da cirurgia da mão, se apresentará na abertura do Congresso, tocando piano no dia 25 de junho, às 17:20h, no Centro de Convenções Frei Caneca.
 
Exemplo de superação na história da música, o pianista sofreu um acidente que o faria obter traumas na mão direita, dando início ao seu pesadelo. Martins passou por tratamentos de fisioterapia, operações e voltou aos palcos. Porém, foi novamente interrompido devido a LER (Lesões por Esforço Repetitivo) que sofria por conta dos longos anos de estudo. Prometendo ao pai que voltaria a ser pianista, Martins reiniciou as gravações, mas durante uma viagem na Bulgária sofreu um assalto e foi golpeado na cabeça, o que originou um hematoma no cérebro, levando-o à perda dos movimentos na mão direita.
 
Por conta do acidente, o mundo ganhou um pianista que tocava apenas com a mão esquerda, porém, em 2002, no meio de uma turnê na China, percebeu que ao final das apresentações a mão ficava inchada. Motivo: um tumor benigno. O tumor foi retirado, dando fim à sua saga. Mas como ele mesmo diz: “A música venceu”. Sem desistir da música, o pianista tão aclamado pelo mundo virou maestro.
 
Desde o início a ABCM (Associação Brasileira de Cirurgia da Mão) vem mostrando a importância do cuidado com as mãos e essa edição do Congresso será ainda mais especial, já que é neste ano que a sociedade comemora 50 anos. Com início no dia 25 e término no dia 27, o Congresso apresentará palestras ministradas por membros da ABCM cujos temas oficiais são: Fratura Distal do Rádio, Artroscopia e Células Tronco em Cirurgia da Mão. Durante os três dias de evento serão realizadas palestras, discussão com o público, um fórum político social, conferências internacionais e cursos sobre diversos temas. Além disso, será o lançamento do livro dos 50 anos da sociedade.
 
            Para os acompanhantes haverá um ponto de encontro com um coquetel de abertura e uma palestra com a Dra. Denise Steiner. Os acompanhantes que participarem da palestra ganharão o livro “Beleza Levada a Sério”, autografado.
 
            Para maiores informações e inscrições, acesse: WWW.mao2009.com.br
 


Fonte: