Oncologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço
Cirurgia Robótica pode ajudar no tratamento de tumores
OXIX Congresso Mundial de Otorrinolaringologia da IFOS (International Federation of Otorhinolaryngological Societies) organizado pela ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) e que acontece pela primeira vez no Brasil de 1º a 5 de junho, vai apresentar avanços na realização de procedimentos minimamente invasivos, por meio de técnicas vídeo-assistidas ou de cirurgia robótica, verdadeiras revoluções no modo de operar nas áreas de Oncologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Além disso, avanços nas terapias adjuvantes com o uso racional de radio e quimioterapia pós-operatória e o emprego de novas drogas alvo-específicas, eficientes no tratamento de uma série de casos de tumores avançados terão destaque.
“Diversos estudos de biologia molecular têm aumentado nossa compreensão sobre a oncogênese e estão sendo identificados alvos terapêuticos e possíveis marcadores diagnósticos e prognósticos”, explica o Dr. Luiz Paulo Kowaslki, cirurgião de cabeça e pescoço e coordenador do Comitê Local de Oncologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Congresso.
Destaques da área
· Técnicas vídeo-assistidas;
· Cirurgia robótica;
· Técnicas de reconstrução;
· Uso racional de radio e quimioterapia pós-operatória;
· Drogas alvo-específicas, eficientes no tratamento de uma série de casos de tumores avançados;