Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Hospital Vitória investe para disponibilizar tecnologia avançada para seus pacientes
12/12/2012

Sistema de telemedicina, Kinect em painel cirúrgico e tablets para medicação à beira do leito chegam ao Hospital para levar ainda mais modernidade, segurança e agilidade aos serviços da instituição

Com o intuito de oferecer um serviço cada vez mais qualificado e eficiente, o Hospital e Maternidade Vitória, localizado no Jardim Anália Franco, zona leste de São Paulo, tem investido constantemente em tecnologia. As novas aquisições - sistema de telemedicina, painel cirúrgico com Kinect e tablets para administração de medicamentos à beira leito – são ferramentas modernas, capazes de auxiliar os médicos em consultas e procedimentos cirúrgicos, além de levar mais agilidade às equipes.

Referência em cirurgia bariátrica, obstetrícia e trauma, o Hospital Vitória poderá ser consultado por profissionais de outras instituições para discussão de casos mais complexos nessas especialidades. Da mesma forma, o Vitória poderá se conectar rapidamente a médicos de hospitais que são referência em outras especialidades, como o TotalCor (cardiologia), o Paulistano (neurologia e oncologia), ou o Alvorada (neurologia e ortopedia).

Por meio de um monitor de 32 polegadas instalado em uma sala privativa dentro do Pronto Socorro, com um retroprojetor ao lado, é realizada uma videoconferência com a outra instituição de saúde que permite a troca das informações que possam auxiliar na resolução do caso, como exames já realizados. Além disso, podem encaminhar transferências e avaliações. O médico responsável pelo plantão recebe um bip para ser acionado em caso de chamado para uso do sistema.

No centro cirúrgico, as informações do paciente já não serão mais consultadas e anotadas em um quadro manual. O médico passa a contar com um painel que utiliza a estrutura do Kinect, da Microsoft, que permite a visualização de grade cirúrgica, dados pessoais e prontuário médico a partir do simples movimento das mãos à distância. Além disso, é possível verificar resultados de exames, inclusive de imagens como tomografia e ressonância magnética, com zoom fazendo movimentos em diferentes posições.

Na administração de medicamentos, a adoção de tablets garante ainda mais segurança, agilidade e modernização ao processo, que passa a ser controlado eletronicamente. O médico avalia o estado de saúde do paciente, prescreve os remédios necessários e, nos horários indicados, a medicação prevista é automaticamente solicitada e dispensada pela farmácia com um código de barras. No leito, o profissional de enfermagem utiliza um tablet para consultar todas as informações referentes à pessoa internada e realiza uma dupla checagem do prontuário antes de aplicar os medicamentos. Por enquanto a ferramenta está disponível somente na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), com previsão de integração com todo o hospital até o início de 2013.

“Todas estas iniciativas visam oferecer um suporte cada vez mais qualificado a cada um de nossos pacientes. Estas ferramentas contribuem para maximizar os procedimentos de segurança, organização de cirurgias e atendimentos a casos mais complexos e específicos. Além disso, torna o hospital ainda mais moderno, seguindo uma tendência de mercado ao adotar práticas inovadoras no tratamento aos pacientes”, aponta Luiz Cervone, diretor médico do Hospital Vitória.


Fonte: