Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Boehringer Ingelheim e Pfizer, em parceria com a Sociedade Brasileira de Pneumologia, lançam aplicativo para avaliar o risco de pacientes com DPOC
12/12/2012

Iniciativa é pioneira na área respiratória; ”Calculadora DPOC” pretende facilitar o dia a dia dos médicos

Para facilitar o dia a dia e auxiliar médicos e profissionais de saúde no cálculo de risco da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a Boehringer Ingelheim e a Pfizer desenvolveram a “Calculadora DPOC”, um aplicativo para celular e dispositivos móveis que facilita a avaliação destes pacientes, por meio da combinação da função pulmonar, número de exacerbações e sintomas.

O aplicativo, que foi lançado durante o XXXVI Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia, que aconteceu em Belo Horizonte até o dia 01 de dezembro, também informa os tratamentos preconizados pelas diretrizes e conta com o apoio da SBPT.

Apesar de ser desconhecida por grande parte da população brasileira, a DPOC acomete mais de oito milhões de pessoas no país. Episódios constantes de tosse e crises de falta de ar muitas vezes são confundidos com sintomas de outras enfermidades, atrasando um real diagnóstico que pode salvar vidas.
No Brasil, estima-se que a DPOC leve a óbito aproximadamente 40 mil pessoas por ano, o equivalente a quatro pacientes por hora. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a DPOC será a terceira causa de morte no mundo até 2020, superando algumas doenças infecciosas.

O aplicativo está disponível para download gratuito pela Apple Store, e pode ser baixado em aparelhos como iPhone, iPad e iPod Touch. No ínicio de 2013, o aplicativo também ganhará uma versão para Android.

Equipe de Comunicação Boehringer Ingelheim – Diretoria de Relações Institucionais
Beatriz De Prá – (11) 4949-4516/beatriz.pra@boehringer-ingelheim.com
Veridiana Marques Rosa – (11) 4949-4529/veridiana.rosa@boehringer-ingelheim.com
Andréa Guardabassi – (11) 4949-4989/andrea.guardabassi@boehringer-ingelheim.com


Fonte: