Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Congresso da Fehosp debate melhorias na gestão do sistema de saúde
09/05/2013

Evento chega à 22ª edição tendo como tema central a sustentabilidade com o SUS, abertura em Campinas reúne mais de 500 congressistas.


O Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo chegou à sua 22ª edição. O evento ocorre entre os dias 7 e 10 de maio, no The Royal Palm Plaza Hotel, em Campinas-SP.

Promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), o encontro deste ano tem o tema “SUStentabilidade com o SUS: nosso grande desafio”. O principal objetivo é debater a situação atual do SUS e levantar propostas de melhorias na gestão e na estruturação de todo o sistema de atendimento público de saúde.

Para Edson Rogatti, diretor-presidente da Fehosp, o foco do evento é apontar melhorias para cada região do país, a fim de prestar um atendimento de qualidade para toda a população brasileira. “Será uma grande oportunidade para que os profissionais da área hospitalar possam compartilhar suas experiências, juntos aos gestores municipais, estaduais e federais”, enfatiza.

A programação do Congresso está recheada de diversos debates, palestras com renomados especialistas e ações para incentivar o networking de todos os participantes. Entre os temas abordados estão “Analisando o Faturamento”, “Estabelecendo parcerias para novos modelos de liderança” e “Trabalhando em Redes Cooperativas: Compartilhamento para SUStentabilidade”.

Uma das novidades do evento será a realização do 1º Fórum de Farmacoeconomia no dia 9 (quinta-feira), das 14h às 17h30. Será um debate sobre a adequação da gestão dos medicamentos e insumos hospitalares e as influências dessas medidas principalmente na redução de custos. Já na sexta-feira (10), o evento apresenta uma mesa redonda com o tema “Como o poder público contribui efetivamente para o desenvolvimento e manutenção do setor”. A proposta é dialogar com representantes parlamentares e executivos o atual cenário e as tendências e alternativas do futuro.

O congresso contará com a participação de Giovanni Guido Cerri, secretário de Estado da Saúde do Estado de São Paulo e Ana Paula Silva Cavalcante, coordenadora Geral da Coordenação de Atenção Hospitalar do Ministério da Saúde. Além disso, o governador Geraldo Alckmin estará presente para o encerramento do evento, que ocorre às 11h do dia 10.

Esta edição do Congresso é marcada pelo momento importante e decisivo que o setor vive, com o movimento “Tabela SUS, Reajuste Já!”. “A inércia do Governo coloca em risco o atendimento de toda a população. É preciso alertá-los que sem mudanças, nossas instituições podem fechar as portas. Espero, sinceramente, que além de um palco de debates e uma grande oportunidade de troca de experiências, possamos alcançar boas notícias com este evento”, aponta Rogatti. Existe a real expectativa de serem anunciadas durante o Congresso novidades da esfera federal e estadual sobre o setor.

Mais dados do setor
Existem no Brasil mais de 2.100 hospitais filantrópicos. Apenas no Estado de São Paulo, eles respondem por aproximadamente 50% dos leitos públicos. Em 2011, realizaram mais de 7,5 milhões de internações, sendo que destas, quase 5 milhões atenderam a pacientes do SUS. Em mais de mil municípios, as Santas Casas são as únicas a oferecerem leitos para a população.
Em 2012, a dívida das Santas Casas e hospitais filantrópicos superou a casa dos R$ 11 bilhões. Deste total, 44% são débitos com instituições financeiras, onde a incidência de juros altos acelera o processo de descapitalização dos hospitais. A estimativa é que, já no primeiro semestre de 2013, o valor alcance R$ 15 bilhões.

22º Congresso de Presidentes, Provedores, Diretores e Administradores Hospitalares de Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo e 1 Fórum de Farmacoeconomia
07 a 10 de maio
The Royal Palm Plaza Hotel - Campinas - São Paulo
Contatos para a imprensa
Carolina Fagnani
(11) 4930.2006 – (11) 99144.5585

Atributo Brasil
55 11 4930-2006
www.atributobrasil.com.br


Fonte: