O I Simpósio Internacional do Instituto do Fígado promoverá o intercâmbio entre os médicos internacionais e os brasileiros
São Paulo, abril de 2013 – A Beneficência Portuguesa de São Paulo (www.bpsp.org.br) promoverá no dia 20 de abril o I Simpósio Internacional do Instituto do Fígado. O evento contará com a presença de renomados especialistas mundiais, como o presidente da organização não governamental “Médico sem Fronteiras”, Prof. Paul McMaster; o diretor da Unidade de Transplante de Fígado do Queen Elizabeth Hospital , em Birmingham, Inglaterra, Prof. Darius Mirza, ambos do Reino Unido; a chefe do Serviço de Transplante de Fígado da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, Profa. Kim Olthoff; e o chefe da Unidade de Transplantes da Universidade de Zurich, na Suíça, Prof. Pierre-Alain Clavien.
O Simpósio discutirá o cenário do transplante de fígado e multivisceral no mundo, as tecnologias atuais, os protocolos e o futuro da hepatologia. Além disso, os palestrantes irão compartilhar experiências vivenciadas ao longo da carreira. Os presentes poderão acompanhar uma mesa redonda coordenada pelo Prof. Paul McMaster.
De acordo com o diretor do Instituto do Fígado da Beneficência Portuguesa de São Paulo, Prof. Ben-Hur Ferraz Neto, a ideia do evento é promover o intercâmbio de profissionais da hepatologia e gerar discussões a respeito dos mais diversos temas que permeiam a especialidade. “O evento tem como objetivo mostrar aos participantes quais as perspectivas da área para o futuro e compartilhar experiências realizadas no exterior que possam ser aplicadas em tratamentos no Brasil”, diz.
O Simpósio será gratuito. Os interessados devem se inscrever até o dia 19 de abril através do telefone (11) 3505-4450 ou pelo e-mail comunicacao@bpsp.org.br. Vagas limitadas.
Serviço:
I Simpósio Internacional do Instituto do Fígado da Beneficência Portuguesa de São Paulo
Dia: 20 de abril de 2013
Horário: das 9h às 13h
Local: Anfiteatro do Hospital São José
Endereço: Rua Martiniano de Carvalho, 965 – 1º andar - Bela Vista – SP
Perfis dos palestrantes:
Prof. Paul McMaster
Fundador da Unidade de Transplante de Fígado da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, no início da década de 80, Prof. Paul McMaster se transformou em uma das maiores lideranças da área nos anos 90. Conhecido pelos trabalhos científicos em transplante e cirurgia de fígado, ele ganhou destaque pela inovação na utilização de enxertos hepáticos e imunossupressão. Ao se aposentar, passou a presidir a organização não governamental “Médico sem Fronteiras” (MSF), liderando as atividades em campo. Foi uma das lideranças que fez a diferença nas catástrofes e ações especiais no Sirilanka, Haiti, Quênia, Guiné, República Democrática do Congo, entre outras. O Prof. McMaster tem uma forte ligação com o Instituto do Fígado, já que foi o mentor do diretor do centro, Prof. Ben-Hur Ferraz Neto.
Dr. Darius Mirza
Um dos mais jovens líderes médicos na área de transplante e cirurgia de fígado da Inglaterra, o especialista dirige a Unidade de Transplante de Fígado do Queen Elizabeth Hospital, em Birmingham, Inglaterra. É reconhecido como uma das maiores sumidades em transplante multivisceral, pediátrico, na utilização da técnica de dividir o fígado de um doador falecido para dois receptores (split-liver) e da utilização de fígados limítrofes para transplante. Além disso, sua unidade realiza mais de 200 transplantes, 200 ressecções hepáticas e mais de 150 cirurgias de pâncreas anualmente.
Profa. Kim Olthoff
Chefe do Serviço de Transplante de Fígado da Universidade da Pensilvânia, a professora se apresenta como uma das mais importantes pesquisadoras na área, com centenas de trabalhos publicados em revistas internacionais de grande relevância. É também presidente da American Society for Transplant Surgeons (ASTS).
Prof. Pierre-Alain Clavien
Chefe da Unidade de Transplantes da Universidade de Zurich, na Suiça, o Professor Clavien lidera a discussão sobre o transplante no carcinoma hepatocelular e as novas técnicas de preservação do fígado. Além disso, Prof Clavien se posiciona atualmente entre os grandes líderes de pesquisa e inovação na área do transplante de fígado.
PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura
9h10 – As lições aprendidas – Prof. Paul McMaster
9h30 – Preservação do fígado | Onde estamos e perspectivas futuras – Prof. Pierre-Alain Clavien
9h50 – A influência da Sociedade Americana de Cirurgiões de Transplante (ASTS) em novas parcerias em transplante de fígado – Prof. Kim Olthoff
10h10 – Transplante Multivisceral | Onde estamos e perspectivas futuras – Dr. Darius Mirza
10h30 – Debate
Mesa Redonda – Coordenada pelo Prof. Paul McMaster
11h – 12h15h – Atualizações em Carcinoma Hepatocelular e Alocação do Enxerto Hepático
11h – 11h15 - A Nova Alocação do Enxerto Hepático com o Sistema BAR – Prof. Pierre-Alain Clavien
11h15 – 11h30 - O que mudou além do Critério de Milão e “Downstage” – Prof. Darius Mirza
11h30 – 11h45 - Transplante de Fígado com Doador Vivo | Quando está indicado na era MELD? – Prof. Kim Olthoff
11h45 – 12h15 – Debate
Protocolo de imunossupressão e profilaxia da infecção
12h15 – 12h30 - Protocolo da Universidade de Birmingham - Prof. Darius Mirza
12h30 – 12h45 - Protocolo da Universidade de Zurique - Prof. Pierre-Alain Clavien
12h45 – 13h - Protocolo da Universidade da Pensilvânia - Prof. Kim Olthoff
13h – 13h30 – Discussão e encerramento
Sobre o Instituto do Fígado
O Instituto do Fígado da Beneficência Portuguesa de São Paulo é o maior e mais moderno núcleo especializado em doenças hepáticas do Brasil. A unidade, inaugurada no final de 2012, oferece 32 leitos e pretende implantar outros oito nos próximos meses. O local contará com um aparelho inédito no Brasil, o GPS do fígado, usado em cirurgias para extração de câncer, mesmo os iniciais. O aparelho permite ao cirurgião visualizar o órgão em três dimensões, além de conseguir retirar tumores a partir de cortes com um centímetro de diâmetro, com precisão. Dependendo da localização do câncer, é possível que o procedimento seja feito com pequenos cortes com o diâmetro de uma agulha.O novo centro de tratamento conta com profissionais renomados e sua equipe está preparada para tratar todos os tipos de doenças hepáticas, como esteatose, cirrose, câncer, entre outras, além de realizar transplantes.
Beneficência Portuguesa de São Paulo
Com 153 anos, a Beneficência Portuguesa de São Paulo é a maior instituição hospitalar privada da América Latina, atendendo cerca de 1,5 milhão de pessoas por ano. As áreas de destaque são: cardiologia, neurologia, gastroenterologia, urologia, ortopedia e oncologia. Em 2007, foi inaugurado o Hospital São José, projetado para ser referência em oncologia, cardiologia, ortopedia e neurologia, com diferenciais em tecnologia e hotelaria hospitalar. Em 2012, o Hospital Santo Antônio foi inaugurado para oferecer atendimento exclusivo à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).