Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Setor de Materiais e Equipamentos para Medicina e Diagnóstico cresceu mais de 15% no primeiro trimestre
05/06/2012

O segmento, representado pela Abimed e CBDLtambém gerou 1.037 mil novos postos de trabalho em março deste ano

Um balanço do primeiro trimestre deste ano, realizado pela WEB Setorial – consultoria econômica da Associação Brasileira dos Importadores de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed) e da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL) – com base em dados do IBGE, mostrou que o setor de materiais e equipamentos para medicina e diagnóstico apresentou um crescimento na produção de 15,4% de janeiro a março, se comparado com o mesmo período de 2011. Já as vendas no ramo comercial e de serviços, inclusive medicamentos, cresceram 10,8% em comparação a igual período de 2011.

Empregos
Com relação a empregos, de acordo com o Ministério do Trabalho (MTE) e o Caged, em março de 2012, as atividades industriais e comerciais do setor de materiais e equipamentos para medicina e diagnóstico, geraram 1.037 mil novos postos de trabalho, 4,8% a mais do que o verificado no mesmo mês de 2011.

Os serviços de complementação diagnóstica e terapêutica ofereceram 7,6% mais vagas no trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior e 9,4% a mais no acumulado de 12 meses.

Resultados do Comércio Exterior
De janeiro a março de 2012 as importações de materiais e equipamentos para medicina e diagnóstico totalizaram o valor de US$ 2.019 milhões, com o incremento de 21% no valor importado comparado ao mesmo período de 2011. As exportações, por sua vez, acumularam o valor de US$ 364 milhões no período em questão, com o incremento de 23% em relação a igual período de 2011.

Ainda no primeiro trimestre de 2012, o maior aumento de importações dentro do setor, ocorreu com artigos e aparelhos de ortopedia e próteses: 33% frente a iqual período de 2011, seguido por aparelhos de raio X e radiação, com o incremento de 23,6% em igual período. Em 12 meses destacam-se as importações de aparelhos de raio X e radiação com o maior incremento – 20% - nas importações entre as categorias do setor.

Perspectivas do setor
De acordo com a presidente da Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial (CBDL), Liliana Perez, “o franco crescimento do setor é resultado da aceleração do desenvolvimento tecnológico e implementação de novas técnicas e serviços capazes de processar testes diagnósticos com maior precisão, eficiência e quantidade. Paralelamente, o nível de investimento necessário para a implementação de tais tecnologias aumentou e, atualmente, o Brasil possui características semelhantes às do mercado global. Por exemplo: o aumento da segurança e confiança pelos médicos nos testes diagnósticos, promove aumento na demanda por mais exames.”

“Um outro fator gerador de demanda por mais exames é o envelhecimento da população e aumento na expectativa de vida”, acrescenta a dirigente.

"Por outro lado, o setor de materiais e equipamentos para medicina diagnóstica, por ter alto valor tecnológico, depende ainda muito das importações. Em contrapartida, as exportações estão aumentando, o que mostra a relevância cada vez maior do Brasil se comparado a outros países da América Latina", finaliza Liliana Perez.


Fonte: