Artrite psoriásica e espondilite anquilosante agora também serão tratadas no SUS com um medicamento biológico inovador, o golimumabe
São Paulo, 29 de junho de 2016 –Disponível no SUS para o tratamento da artrite reumatoide desde 2013, o golimumabe poderá agora ser prescrito para tratar também pacientes com artrite psoriásica e espondilite anquilosante. A decisão de incorporação no SUS acontece após consulta pública realizada pela CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS), que ouviu a opinião da sociedade brasileira sobre o tratamento. A partir dessa decisão de incorporação, as áreas técnicas do Ministério da Saúde têm agora o prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias para disponibilizar no SUS o golimumabe para o tratamento de artrite psoriásica e espondilite anquilosante.
Diferente dos demais medicamentos biológicos disponíveis no Brasil para tratar essas doenças, o golimumabe é o único administrado em uma única aplicação mensal, por via subcutânea. Como sua administração é realizada por uma caneta aplicadora anatômica desenvolvida para pacientes com doenças reumatológicas, sua aplicação pode ser feita em casa pelos próprios pacientes, melhorando a comodidade de administração da medicação. Além disso, estudos clínicos mostram resultados de eficácia e segurança por 5 anos, com uma persistência entre 60-70,5% dos pacientes1.
O golimumabe é um anticorpo monoclonal totalmente humano que atua bloqueando a ação do TNF-alfa (fator de necrose tumoral alfa), uma proteína que quando produzida em excesso pode causar doenças que comprometem articulações e outros tecidos. Dessa forma, o medicamento melhora os sinais e sintomas da doença. Como resultado, previne e controla a lesão articular e a perda de função, melhora a mobilidade da coluna vertebral, reduz a dor e eleva a qualidade de vida do paciente.
De acordo com o Dr. Percival Degrava Sampaio Barros, reumatologista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), os inibidores do fator de necrose tumoral alfa (anti-TNF) agem sobre os mecanismos imunes alterados que causam essas doenças. “Eles trazem benefícios que contribuem substancialmente para a qualidade de vida do paciente2-6. Além disso, por ser administrado por meio de aplicação subcutânea, uma vez ao mês, o tratamento acaba colaborando para o aumento da adesão”.
Os pacientes elegíveis a esta terapia são aqueles que nunca receberam agentes biológicos e/ou que não tenham tido uma resposta adequada aos tratamentos convencionais.
Principais benefícios do tratamento com golimumabe
Entre os principais benefícios que os pacientes encontram com a nova opção de tratamento estão:
- Menor progressão da doença por ajudar a deter o dano1,2;
- Reduz os sinais e sintomas da doença, proporcionando uma melhora da função física e qualidade de vida relacionada a saúde;
- Em dados de 5 anos de acompanhamento, 71% dos pacientes apresentaram maior persistência ao tratamento, demonstrando um reflexo do perfil de eficácia e segurança da medicação.
Impacto na qualidade de vida
Tanto a artrite psoriásica como a espondilite anquilosante geram um impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes, que está ligado principalmente a dois fatores:
- Condição incapacitante que limita a realização de atividades comuns/ cotidianas1-4;
- Diagnóstico e tratamento tardios que alteram os aspectos emocionais, sociais e econômicos dos pacientes e de suas famílias1-4.
Sobre a CONITEC
A CONITEC (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS) foi criada em 2011, e tem por objetivo assessorar o Ministério da Saúde (MS) nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS, dentre outras.
Como parte do processo de incorporação de novas tecnologias no SUS, entre elas medicamentos, a CONITEC leva em consideração em seu processo de decisão aspectos como evidências clínicas da tecnologia em questão, bem como avaliação econômica comparando os benefícios e os custos em relação às tecnologias já disponibilizadas pelo SUS.
Todas as recomendações emitidas pela CONITEC são submetidas à consulta pública, oportunidade na qual todas as esferas da sociedade civil podem enviar suas contribuições.
_______________________________
Referências
- Kavanaugh A, et al. Clinical efficacy, radiographic and safety findings through 5 years of subcutaneous golimumab treatment in pacients with active psoriatic arthritis: results from a long-term extension of a randomised, placebo-controlled trial (the GO-REVEAL study). Ann Rheum Dis. 2014 Sep; 73(9): 1689 - 94. INFOC No: 24748630.
- Golimumab, a new human tumor necrosis factor alpha antibody, administered every four weeks as a subcutaneous injection in psoriatic arthritis: Twenty-four-week efficacy and safety results of a randomized, placebo-controlled study. Kavanaugh A, McInnes I, Mease P, Krueger GG, Gladman D, Gomez-Reino J, Papp K, Zrubek J, Mudivarthy S, Mack M, et al. Arthritis Rheum. 2009 Apr; 60(4):976-86.
- Efficacy and safety of golimumab in patients with ankylosing spondylitis: results of a randomized, double-blind, placebo-controlled, phase III trial. Inman RD, Davis JC Jr, Heijde Dv, Diekman L, Sieper J, Kim SI, Mack M, Han J, Visvanathan S, Xu Z, et al.
- Golimumab administered subcutaneously every 4 weeks in ankylosing spondylitis: 5-year results of the GO-RAISE study. Deodhar A, Braun J, Inman RD, van der Heijde D, Zhou Y, Xu S, Han C, Hsu B. Ann Rheum Dis. 2015 Apr;74(4):757-61. doi: 10.1136/annrheumdis-2014-205862. Epub 2014 Nov 11.
- Deodhar A, et al. Golimumab administered subcutaneously every 4 weeks in ankylosing spondylitis: 5-year results of the GO-RAISE study. Ann Rheum Dis. 2014 Nov 11;1–5. INFOC No: 25387477.
- Bula Simponi: http://www.janssen.com/brasil/sites/www_janssen_com_brazil/files/product/pdf/simponi_caneta_aplicadora_pub04_vp.pdf