Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Inovação contínua
01/12/2015

Inovação contínua
A Janssen é uma empresa de inovação com uma história de enfrentar os maiores desafios de saúde pública no mundo. Trouxemos ao mercado importantes medicamentos  que mudaram a forma como diversas doenças são tratadas, entre elas, o HIV, área na qual atuamos há mais de 30 anos no mundo e desde 2007 no Brasil.
 
Dando continuidade a esse histórico, no último mês de novembro a empresa submeteu para a avaliação da Anvisa duas novas apresentações de seus medicamentos. Uma delas, se aprovada para uso no Brasil, poderá beneficiar crianças a partir dos 3 anos. A outra, se aprovada para o tratamento de pacientes adultos em segunda linha, permitirá reduzir em 50% a tomada diária de comprimidos desse medicamento, o que aumenta a comodidade do paciente com relação ao tratamento.
 
Para o início dos anos de 2016 e 2017, a Janssen pretende submeter mais dois novos medicamentos para a avaliação da Anvisa, em linha com a estratégia de saúde pública para o tratamento da doença no Brasil, que visa buscar medicamentos combinados e de alta qualidade que sejam capazes de reduzir o número de tomadas diárias de comprimidos e, consequentemente, possibilitem mais facilidade para a adesão e melhor controle da doença.
 
Parcerias no Brasil
Entre as parcerias realizadas hoje no país, está o apoio a um programa que discute e orienta profissionais de saúde sobre formas de proporcionar um atendimento mais humanizado aos pacientes portadores do vírus HIV / AIDS e melhorar a adesão às terapias, colaborando com o resultado positivo do tratamento como um todo.
 
Segundo a UNAIDS, hoje 734 mil brasileiros vivem com a doença e só em 2014 ocorreram 44 mil novas infecções e 16 mil mortes relacionadas à AIDS, um número que poderia ser menor com campanhas de conscientização sobre prevenção e a adesão adequada ao tratamento. Por isso, em 2015, a empresa apoia mais uma vez a campanha do Instituto Emilio Ribas, entidade que acompanha o tratamento de 6.500 pacientes soropositivos em São Paulo, para uma mobilização virtual que visa sensibilizar o público jovem sobre a importância da prevenção, detecção e tratamento do HIV.
 

Johnson & Johnson anuncia iniciativas para frear avanço do HIV

 

Empresa anuncia parcerias público-privadas especialmente voltadas a meninas adolescentes e mulheres no Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

 
NEW BRUNSWICK, NJ, EUA - 01 de dezembro de 2015 – Ampliando o seu legado de 25 anos em HIV/AIDS, a Johnson & Johnson anunciou hoje novas e importantes parcerias público-privadas para reduzir significativamente o peso da incidência do HIV, especialmente entre meninas adolescentes, que representam 71% das novas infecções pelo HIV em adolescentes na África subsaariana[1]. Anunciadas no Dia Mundial da luta contra a AIDS, estas novas inciativas incluem colaborações com o Plano de Emergência do Presidente dos EUA para o Alívio da AIDS (PEPFAR), a Iniciativa Clinton de Acesso à Saúde (CHAI) e a Parceria Internacional para os Microbicidas (IPM), todas focadas nos esforços para conter o avanço da infecção pelo HIV e em empoderar as mulheres e as meninas na prevenção do HIV.

Entre as iniciativas estão: ser um parceiro importante no suporte à iniciativa DREAMS do PEPFAR, uma colaboração com a Fundação Bill & Melinda Gates e o Girl Effect para reduzir drasticamente as infecções pelo HIV entre adolescentes e mulheres jovens em 10 países da África Subsaariana; o CHAI e a IPM, que buscam aumentar o acesso aos tratamentos simplificados contra o HIV e desenvolver ferramentas inovadoras para ajudar a prevenir a transmissão sexual do HIV em mulheres e meninas. A quarta iniciativa, o Connect for Life™, é um programa-piloto que capacita os profissionais de saúde locais de Uganda a melhorarem o diagnóstico e tratamento das pessoas que vivem com HIV e tuberculose.
 
“Hoje nos unimos à comunidade global para honrar aqueles que fizeram uma diferença significativa na luta contra o HIV/AIDS e também para lembrar que ainda há muito a ser feito nessa batalha, especialmente nas comunidades mais vulneráveis ??do mundo”, disse Alex Gorsky , Presidente da Johnson & Johnson. “O HIV/AIDS é uma das três principais áreas de foco da saúde pública global nas quais estamos colocando toda a amplitude e escala de recursos e competências da Johnson & Johnson, para oferecer apoio contra algumas ameaças à saúde pública global mais importantes que enfrentamos hoje. O nosso objetivo é tornar o HIV uma coisa do passado”.
 
Globalmente, 15% das mulheres que vivem com HIV/AIDS têm entre 15 e 24 anos de idade, 80% das quais moram na África subsaariana[2]. Todos os anos, 380.000 meninas adolescentes e mulheres jovens são infectadas com o HIV[3], sinalizando uma necessidade urgente de uma mudança na programação. Com essas iniciativas, a Johnson & Johnson está trabalhando com seus parceiros para desenvolver soluções integradas e multissetoriais que atendam às necessidades complexas e criem uma base de evidência dos resultados mensuráveis de saúde ??para ajudar a direcionar os futuros investimentos diretos.
 
Como parte do compromisso global da Johnson & Johnson com o HIV, as quatro iniciativas que representam uma abordagem multifacetada são:
 
Deter o avanço do HIV em meninas adolescentes
 

  • A Janssen Pharmaceutica NV, uma das Janssen Pharmaceutical Companies da Johnson & Johnson, vai apoiar a iniciativa DREAMS do PEPFAR, alocando até US$ 15 milhões ao longo de dois anos em financiamento combinado e contribuições em espécie. Isto fornecerá insights locais de consumo, conhecimentos e recursos financeiros em 10 países subsaarianos para dar suporte a um conjunto de programas voltados ao empoderamento de meninas adolescentes, assegurando um melhor acesso às opções de tratamento e prevenção, e criando comunidades de apoio. Para dar o seu suporte, a Janssen se une a outros parceiros importantes como a Fundação Bill & Melinda Gates e o Girl Effect.

 
Aumentar o acesso à inovadora terapia de dose fixa de segunda linha para o tratamento e prevenção de HIV/AIDS

  • A Janssen Sciences Ireland UC, uma das Janssen Pharmaceutical Companies da Johnson & Johnson, está colaborando com o CHAI para facilitar o desenvolvimento e a entrega de uma combinação de dose fixa de darunavir e ritonavir (DRV/rt) para o tratamento do HIV em ambientes com recursos limitados. Esta colaboração representa o nosso compromisso comum de melhorar o acesso a importantes soluções médicas, e ajudará a apoiar os esforços dos fabricantes de genéricos para ampliar o acesso a essas formulações. A colaboração dá suporte à inclusão do DRV/rt como um elemento de tratamento de segunda linha em uma recente atualização da Organização Mundial de Saúde em suas diretrizes globais de tratamento do HIV/AIDS. A inclusão do DRV/rt nas diretrizes permitirá que mais pacientes, famílias e comunidades carentes tenham um maior acesso ao tratamento.

 
Empoderar mulheres e meninas na prevenção do HIV

  • Ampliando uma parceria que já dura uma década, a Janssen Sciences Ireland UC concedeu ao IPM uma licença exclusiva, livre de royalties, para desenvolver o seu medicamento para o HIV como um potencial microbicida visando a prevenção do HIV em mulheres. Esta colaboração fornece o suporte para o desenvolvimento e entrega de ferramentas inovadoras que visem equipar mulheres e meninas com ferramentas para se protegerem contra a transmissão sexual do HIV. A licença representa a primeira vez que uma empresa farmacêutica licenciou um inibidor de protease para ser desenvolvido como um microbicida.

 
Aprimorar a detecção, o tratamento e a prevenção do HIV e da TB em pacientes em Uganda

  • Em colaboração com o Instituto de Doenças Infecciosas de Uganda, o Ministério da Saúde de Uganda, e o Johnson & Johnson Corporate Citizenship Trust, a Janssen lançou Connect for Life™, um novo programa que implanta tecnologias móveis e digitais, projetos de demonstração, e Academias de especialistas independentes locais para ajudar os pacientes a administrarem as suas doenças, além de reforçar o conhecimento dos profissionais de saúde locais para melhorar a detecção, tratamento e prevenção do HIV e da tuberculose (TB) e melhorar a saúde materna e infantil.

 
Além disso, Johnson & Johnson está mobilizando o apoio público de causas relacionadas com o HIV, doando fundos através da sua iniciativa Donate-A-Photo e do Charity Miles.
 
“Como médico e cientista que treinou na África durante o início da crise do HIV, estou orgulhoso do progresso alcançado pela comunidade científica global nesta batalha. Em 30 anos, transformamos o que antes era uma sentença de morte em uma doença que pode ser gerenciada de forma adequada, permitindo que pacientes com HIV vivam vidas saudáveis ??e produtivas”, disse Paul Stoffels, Diretor Científico da Johnson & Johnson e Presidente Mundial da Janssen, a empresa responsável por liderar as iniciativas de HIV da J&J. “Devemos agora abordar as disparidades mais críticas na prevenção e no acesso ao tratamento, especialmente em contextos de recursos limitados”.
 
Todas essas parcerias ampliam ainda mais o compromisso de longa data da Johnson & Johnson de combater o HIV através de um amplo portfólio de medicamentos transformadores e terapias de combinação; o histórico de novos programas e parcerias para aumentar o acesso a medicamentos e cuidados para o HIV; a pesquisa colaborativa de ferramentas e tratamentos inovadores; as parcerias filantrópicas estratégicas que resultaram em ganhos significativos na eliminação da transmissão do HIV de mãe para filho; e a defesa do assunto em fóruns de alto nível e junto aos principais agentes envolvidos na luta contra o HIV. Estudos recentes de novas terapias pesquisadas ??e desenvolvidas pelas Janssen, companhia farmacêutica da Johnson & Johnson, mostraram que formulações injetáveis ??de ação prolongada para o HIV estão mantendo o vírus sob controle, e também uma promessa de um novo programa de vacinação prime-boost atualmente em ensaios clínicos.

“O futuro dessas frágeis comunidades depende da saúde e do bem-estar das mulheres jovens e de seus bebês. Temos o objetivo de interromper o ciclo de transmissão do HIV, ajudando a garantir que todo bebê possa nascer livre do vírus, que os adolescentes tenham as ferramentas para ficarem livres do HIV, e que aqueles que vivem com HIV tenham acesso a tratamentos e cuidados simplificados”, disse Jaak Peeters, Diretor de Saúde Pública Global da Johnson & Johnson. “Esperamos que esta abordagem integrada baseada em resultados enfrente os desafios críticos globais de saúde em cada fase da vida e tenha um impacto de longo prazo nas populações mais vulneráveis ??do mundo - em comunidades inteiras, e não apenas em indivíduos”.
 

Sobre a Johnson & Johnson
Cuidar do mundo, uma pessoa de cada vez, inspira e une as pessoas da Johnson & Johnson. Nós integramos pesquisa e ciência - levando ideias, produtos e serviços inovadores para o avanço da saúde e do bem-estar das pessoas. Nossos aproximadamente 126.000 funcionários em mais de 270 empresas operacionais da Johnson & Johnson trabalham com parceiros na área da saúde para entrarmos nas vidas de mais de um bilhão de pessoas todos os dias, em todo o mundo.


[1] http://www.pepfar.gov/documents/organization/247602.pdf

[2] http://www.pepfar.gov/documents/organization/234747.pdf

[3] http://www.pepfar.gov/documents/organization/247602.pdf


Fonte: