Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Instituto Paulista de Cancerologia é pioneiro em oferecer atendimento integral multiprofissional ao paciente com câncer e sua famí
12/01/2010

O livro ‘Câncer – uma visão multiprofissional’, elaborado pela equipe do Instituto e profissionais convidados, ilustra esta filosofia de atendimento

 O Instituto Paulista de Cancerologia (IPC) é o primeiro centro de saúde a agregar em suas instalações uma equipe multiprofissional altamente qualificada que oferece atendimento integral ao paciente e sua família. O atendimento desta equipe traz inúmeros benefícios, contribuindo para o tratamento médico e facilitando a rotina do paciente, que pode suprir a maior parte das suas necessidades em um mesmo local. A equipe multiprofissional do Instituto é composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, dentistas, nutricionistas, fonoaudiólogos e equipe de cuidados paliativos.

Para Vera Anita Bifulco, coordenadora do setor de psico-oncologia do IPC São Paulo, ‘um tratamento multiprofissional atende a maior parte das necessidades do paciente, pois o diagnóstico e tratamento do câncer envolvem outras áreas’.

Todo paciente que chega ao Instituto para consulta ou quimioterapia tem a sua disposição a equipe de psicólogos, nutricionistas e dentistas. Os profissionais de farmácia também se apresentam aos pacientes de quimioterapia fornecendo informações sobre a medicação que será aplicada. Os assistentes sociais orientam pacientes e familiares em relação aos direitos garantidos pela lei, como saque do FGTS e compra de veículos adaptados. Ainda nestes encontros, os profissionais do IPC estudam e discutem atendimentos específicos e pontuais de alguns pacientes.

O maior diferencial do IPC é atender todas as necessidades do paciente e de sua família em um mesmo espaço físico. ‘A locomoção em uma cidade como São Paulo é muito difícil. Procuramos oferecer tudo o que o paciente necessita dentro do IPC, sempre com o foco na qualidade de vida do paciente e da família e otimizando ao máximo o tratamento contra o câncer’, comenta o médico Ricardo Antunes, diretor do IPC São Paulo e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia.

O livro ‘Câncer – uma visão multiprofissional’ (Editora Manole – ISBN: 978-85-98416-79-3) ilustra esta filosofia de trabalho. A obra reúne nomes de destaque nacional e internacional na área da oncologia, como os médicos Miguel Abrão Miziara Filho, Miguel Srougi e José Aristodemo Pinotti, que concluiu o capítulo sobre neoplasias da mulher antes da sua morte. ‘Câncer – uma visão multiprofissional’ foi coordenado por Hézio Jadir Fernandes Jr. (médico oncologista clínico), Alessandra Bigal (fonoaudióloga) e Vera Anita Bifulco (psicóloga), todos integrantes da equipe multiprofissional do IPC. ‘Este livro mostra aos profissionais de saúde a filosofia de atendimento do IPC desenvolvida em mais de 25 anos de luta contra o câncer em que o tratamento integral e a equipe multiprofissional são o princípio do nosso trabalho’ informa a psicóloga Vera Anita Bifulco.

Sobre o IPC
O Instituto Paulista de Cancerologia atua há mais de 25 anos no combate ao câncer com a missão de oferecer atendimento integral e multiprofissional ao paciente oncológico e sua família, considerando os aspectos físicos, sociais e emocionais do ser humano. Hoje, as unidades São Paulo, Mogi das Cruzes, São José dos Campos, Clínica Sainte-Marie e Ambulatório de Quimioterapia do Hospital Unimed Santa Helena formam as unidades do Grupo IPC.

Atendimento à Imprensa

Time Comunicação
(0xx11) 3081.3743 / 3477.2467
Adriana Cortez (celular: 9410-2572)
Sayra Mastrilli (celular: 8926.9268)
Marcus Cacais: (celular: 8593-6892)
Diogo Torres: (celular: 9491-9236)

Adriana Cortez
Time Comunicação
Fone: (11) 3081.3743
Fone: (11) 3477.2467
Celular: (11) 9410.2572
E-mail: acortez@timecomunicacao.com.br
            www.timecomunicacao.com.br


Fonte: