Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

PET/CT no diagnóstico e tratamento do câncer colorretal
25/03/2010

Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular
www.sbbmn.org.br

PET/CT no diagnóstico e tratamento do câncer colorretal

O câncer colorretal é um problema de saúde em todo o mundo, representa cerca de 9% de todos os tumores. É a terceira causa de morte no mundo, a segunda nos Estados Unidos e a quinta no Brasil. “Apesar da enorme incidência e do alto investimento em pesquisas sobre o câncer colorretal nos últimos anos, o impacto sobre os índices de mortalidade foi pequeno”, explica Angelita Habr Gama, especialista em coloproctologia e gastroenterologia e professora titular de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP.

O câncer colorretal, com frequência, produz sintomas pouco perceptíveis aos doentes até que a doença esteja em fase avançada. Quando é detectado em fase assintomática, o índice de sobrevida de cinco anos alcança 90%. A maioria dos tumores começa como adenomas benignos e uma alta porcentagem pode ser prevenida.

Publicado em 10/09/2008De acordo com estudo publicado no Journal of Nuclear Medicine, o PET Scan, o mais moderno procedimento da Medicina Nuclear, muda a conduta de tratamento em mais da metade dos pacientes com suspeita ou comprovação de recidiva de câncer colorretal.

Segundo o autor do estudo, Dr. Andrew M. Scott, diretor do Centre for PET e Ludwig Institute for Cancer Research, Austin Hospital, Melbourne, na Austrália, os resultados mostram que o PET Scan pode alterar as decisões de conduta e auxiliar na confirmação da presença da doença, identificar outros locais acometidos e facilitar as adoção de medidas de tratamento mais adequadas.

Estudos demonstram o alto grau de precisão do PET Scan na detecção de câncer colorretal recidivante e metastático, e apesar da sensibilidade do exame ser comparável à da tomografia computadorizada na detecção de metástases hepáticas, o PET Scan é superior na detecção de doença extra-hepática. Alguns estudos estimam que o procedimento alterou as estimativas da extensão da doença em um terço dos pacientes e influenciou as decisões de conduta em pacientes com câncer colorretal metastático..

Frente à importância desse assunto, no dia 12 de abril de 2010, no hotel Golden Tulip Paulista Plaza (Al Santos, 85), em São Paulo, a SBBMN promoverá a palestra PET/CT no câncer de colorretal, que terá como palestrantes o Dr. Carlos Alberto Buchpiguel, professor associado do Departamento de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP, diretor do Centro de Medicina Nuclear do Departamento de Radiologia da FMUSP e médico nuclear da Di - Diagnóstico por Imagem, e Dra. Angelita Habr-Gama, professora titular de Cirurgia da Faculdade de Medicina da USP e presidente da International Society of University Colon and Rectal Surgeons gestão 2008-2010.

As vagas para a palestra são limitadas e as inscrições gratuitas. A palestra conta com o patrocínio da GE Health Care e as inscrições devem ser feitas no site www.sbbmn.org.br.

FONTE:
Suzi Castanheira (MTb 16985)
Tel. (11) 2063.9393/9195.0882 – Email suzi@comunica.inf.br


Fonte: