Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Congresso de Medicina Nuclear aborda tratamento de linfoma
02/03/2010

Sociedade Brasileira de Biologia e Medicina Nuclear (SBBMN)
www.sbbmn.org.br

Exame de Medicina Nuclear modifica tratamento de linfoma
Tema do Congresso de Medicina Nuclear, setembro, Belém do Pará

Entre os exames aplicados na Oncologia, um dos mais poderosos é a PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) com a qual é possível analisar o corpo inteiro, sem que o paciente seja submetido a maior exposição radioativa, e diferenciar tumores benignos de malignos, determinar a fase do câncer e monitorar o resultado do tratamento.

A Medicina vive a transição de diagnóstico baseado em técnicas anatômicas para diagnóstico baseado em técnicas metabólicas. Os tumores malignos consomem glicose avidamente, o que faz com que possam ser detectados através da PET Scan com Glicose Marcada. Isso significa que é possível avaliar o funcionamento dos órgãos “in vivo”.

Tumores malignos, geralmente, possuem metabolismo de glicose aumentado, alteração detectada pela PET, que usa o radiofármaco FDG (Fluor Depoxi Glicose), um análogo da glicose.

 “A partir deste exame, o médico é capaz de decidir com segurança e rapidez como será o tratamento e acompanhar a evolução do paciente.”, explica o dr. José Soares Junior, presidente da Sociedade Brasileira de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular (SBBMN).

As vantagens versus o custo tornam a PET Scan cada vez mais importante no diagnóstico e no acompanhamento de tumores. Nos casos de linfoma, o resultado do exame modifica o tratamento proposto em cerca de 30% a 40% das situações, o que na prática, para o paciente, significa melhor qualidade de vida, menos sofrimento e até maior sobrevida.

Os linfomas correspondem a 8% dos tumores malignos e, em geral, acometem jovens. Com a evolução dos métodos terapêuticos, a taxa de cura a longo prazo é de mais de 80%. Mas, para tanto, é fundamental individualizar o tratamento, o que só pode ser feito com o uso de um método diagnóstico que avalia com precisão a extensão da doença e a resposta terapêutica, o que é perfeitamente realizado pela PET Scan.

A partir de junho, o exame PET Scan terá cobertura dos planos de saúde para diagnóstico de linfoma e câncer de pulmão, segundo resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e este é um dos temas do XXV Congresso Brasileiro de Biologia Medicina Nuclear e Imagem Molecular, que acontece entre 4 e 7 de setembro de 2010, em Belém do Pará.

XXV Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear e Imagem Molecular
Data: 4 a 7 de setembro de 2010
Local: Hotel Hilton, Belém do Pará
Informações: (11) 3262-5438, e-mail sbbmn@sbbmn.org.br
Inscrições pelo site: www.sbbmn.org.br

Informações à Imprensa – Suzi Castanheira (Mtb 16.985)
Tel. (11) 2063.9393/9195.0882/E-mail suzi@comunica.inf.br


Fonte: