Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

FURP LANÇA SISTEMA DE BULAS EM AÚDIO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS VISUAIS
22/12/2009

A Fundação para o Remédio Popular - FURP, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo acaba de lançar um sistema inédito no setor público, de bulas em áudio, que irão ser disponibilizadas para a população com dificuldades de leitura e que necessitam receber as informações dos medicamentos.

Esse sistema além de atender pessoas com deficiência visual, será disponibilizado para idosos com dificuldade de leitura, pessoas com baixa visão, com deficiência motora e também analfabetos.  

O diretor industrial da FURP, Victor Hugo Travassos, explica que para cada bula foram utilizadas linguagem simples para tirar as dúvidas dos pacientes e destaca a importância dessa medida. “Ter acesso claro a essas informações da bula, é importante para que o paciente saiba conservar o medicamento e saiba também tomá-lo de maneira segura”, explica o diretor.

A medida atende uma determinação da Anvisa (RDC 47/09) de setembro de 2009, que entre outras regras determina a disponibilização de bulas de medicamentos em formatos especiais para atender pessoas portadoras de deficiência visual. Segundo dados da OMS, estima-se que no Brasil aproximadamente 5 milhões de pessoas sejam portadoras de alguma deficiência visual.

A FURP ampliou esse atendimento a outros usuários e está iniciando esse projeto em parceria com a Fundação Dorina Nowill, organização filantrópica, que há 63 anos desenvolve um grande trabalho dedicado às pessoas cegas e de baixa visão. Possui o reconhecimento público nacional e internacional pelo seu valor social e pelo alto padrão técnico-científico de seus serviços especializados.

O processo é realizado da seguinte forma: As bulas passam por um processo eletrônico de gravação e são disponibilizadas para os usuários através de arquivos digitais mp3 que serão encaminhados via e-mail, através de CD (enviados pelos Correios), para ser ouvido em casa, no trabalho ou no carro. Os usuários podem ainda copiar o arquivo para o celular. Num próximo passo, a previsão é que as bulas em áudio estejam disponíveis através do site da FURP, por meio de uma leitura eletrônica desse material.

Serão disponibilizadas à população, cerca de 80 bulas, gravadas inicialmente em lotes de aproximadamente nove bulas. Os primeiros lotes estarão disponíveis ao público a partir da próxima semana.

Nesse primeiro momento estão sendo disponibilizadas para gravação em áudio, bulas de medicamentos utilizados para hipertensão, antibióticos, ansiolíticos, antiepiléticos, antidiabéticos e para doenças asmáticas.

Os pedidos das bulas em áudio podem ser feitos pelo SAC da FURP pelo 0800-0551530, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17 horas.


Fonte: