Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

SIMPRO PARTICIPA DA 40ª CONVENÇÃO NACIONAL UNIMED.
24/09/2010

Diretores da OCB participaram do primeiro dia de debates. Evento, que tem como tema "Cooperação, cooperado, cooperativismo”, vai até 24/9
Dirigentes cooperativistas, associados e representantes das Unimeds de todo o Brasil participam da 40ª Convenção Nacional Unimed, que teve início hoje (22/9), no Centro de Convenções de Goiânia (GO). O presidente e o secretário executivo da OCB, Márcio Lopes de Freitas e Renato Nobile, respectivamente, participaram do primeiro dia de discussões, centrado no tema principal do evento, “Cooperação, cooperado, cooperativismo”. O objetivo do encontro foi o de ampliar o debate sobre temas como cooperativismo e saúde, e a relação entre consumidores, operadoras, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e o Judiciário.  


Em seu pronunciamento, Freitas frisou a importância de se fazer uma reflexão sobre o que já foi conquistado pelo setor e quais os caminhos a serem seguidos para se alcançar a sustentabilidade do cooperativismo de saúde. “É preciso fazer essa avaliação pensando na ótima da sustentabilidade, principalmente, social, econômica e político-institucional. Isso deve acontecer a partir de ações inovadoras, ou seja, que concretamente façam a diferença e sejam novos diferenciais das nossas cooperativas”.


Nessa mesma linha, Nobile, ao participar de um painel organizado pela Unimed Seguros, lembrou a importância de um processo de discussões participativo, modelo adotado na realização do XIII Congresso Brasileiro do Cooperativismo (XIII CBC), evento promovido pela OCB em setembro deste ano, na capital federal. Ele fez um balanço dos 40 seminários regionais e preparatórios ao XIII CBC e do próprio Congresso, além de falar sobre o início da 3ª etapa, o pós-evento, a elaboração e implementação de uma agenda estratégica do Sistema OCB para o cumprimento das diretrizes traçadas no XIII CBC. O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Goiás (OCB-GO), Antonio Chavaglia, também fez parte do painel, juntamente com outros convidados. 
A programação dessa quarta-feira também trazia debates sobre as seguintes temáticas – “Cooperativismo: ontem, hoje e sempre”, apresentada pelo presidente da Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI-Américas), Ramon Imperial Zúñga; “A evolução social do médico”; “Sistema de auto-gestão de cooperativas”; “O papel do legislativo na defesa do cooperativismo médico”; “Sustentabilidade: as marcas na berlinda”.


No espaço, a OCB, a OCB-GO e a Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) contam um estande institucional. 
Intercooperação – Paralelamente à Convenção, ocorre a 2ª Feira de Intercooperação, Produtos e Serviços, uma iniciativa conjunta do Sistema Unimed e da OCB. Nesta quinta-feira (23/9), como parte da ação, será realizada uma palestra de abertura sobre o tema “Intercooperação”, apresentada pela especialista em Mercados da OCB Patrícia Medeiros. Entre 10h e 12h, também está previsto o “Espaço de Negócios”, momento em que as cooperativas participantes poderão se reunir e fazer contatos. A Feira reunirá organizações atuantes nos 13 ramos do cooperativismo e tem como objetivo mostrar a força do cooperativismo no país e o seu potencial como gerador de renda e desenvolvimento econômico.


Fonte: