Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Caneta-scanner desenvolvida em Israel permite identificação precoce de doenças.
11/09/2006

Um novo scanner médico no formato de uma caneta pode permitir a identificação precoce de distúrbios em 15 sistemas do corpo. O dispositivo, batizado de Medex Test, consiste em dois eletrodos, conectados a um dedo da mão e a um dedão do pé do paciente. Uma pequena caneta-scanner é, então, passada por sobre o eletrodo. Os dados obtidos seguem para um computador.

A caneta-scanner foi desenvolvida pelo médico Alex Kanevsky para a empresa israelense Medex Screen. "De acordo com o CEO da Medex, Moshé Golan, "o aparelho permite identificar, em 20 minutos, distúrbios no funcionamento cardiovascular, gastroenterológico, hepático, imunológico, respiratório, endocrinológico, genitourinário e da medula espinhal, com acuração média de 80%".

A leitura é feita a partir de uma corrente elétrica inofensiva, que passa pelos eletrodos. Segundo o Dr. Alex Kanevsky, o aparelho integra os princípios da patofisiologia e da neuroreflexologia. De acordo com o Dr. Eyal Zimlichman, que testou o aparelho em 250 pacientes do Centro Médico Sheba, um dos mais respeitados de Israel, "o aparelho tem potencial para prover a comunidade médica de uma ferramenta adicional de diagnóstico que permitirá que pacientes suspeitos de desenvolverem tumores malignos possam adotar os tratamentos mais corretos".

Fonte: