Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Saúde regulamenta produção e venda de água mineral
22/09/2006

Medidas vão garantir mais segurança e qualidade para o consumidor

As empresas que embalam água mineral terão que se adequar às novas regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que vão garantir mais segurança e qualidade para o consumidor.

As empresas têm 180 dias a partir de 15 de setembro, data de publicação da resolução, para se adequarem ao novo regulamento, que padroniza medidas de controle para todas as etapas do processo, incluindo captação, envase, rotulagem, armazenamento, transporte e venda em todo país. As empresas que não se adequarem às novas regras até março do ano que vem, podem ter o alvará de funcionamento cassado e o produto recolhido.

A bióloga da Secretaria de Saúde de Campinas, Heloísa Malavasi, avalia que a nova lei amplia e garante a aplicação de normas já existentes.

Segundo as novas determinações, o envasamento e o fechamento das embalagens só poderão ser realizados por equipamentos automáticos, para evitar a contaminação da água. Os locais para armazenamento deverão ser limpos, secos, ventilados, com temperatura adequada e protegidos da incidência direta da luz.

A água que sai das distribuidoras só poderá ser transportada em veículos fechados e só poderá ser exposta para venda em estabelecimentos comerciais de alimentos.


Fonte: