O medicamento biológico é utilizado para evitar rejeição em transplantes renais e é considerado uma inovação do setor
A Bristol-Myers Squibb Brasil recebeu aprovação da Anvisa para comercializar um novo medicamento no país: o NULOJIX® (belatacepte). Indicado para preservar a função e evitar a rejeição do rim transplantado após a realização de transplante renal, o Nulojix® é o primeiro medicamento biológico usado em transplantes.
Considerada uma das grandes inovações do mercado, o belatacepte é a primeira molécula, aprovada, em uma década, a utilizar um novo mecanismo de ação no transplante de rim. O medicamento utiliza o belatacepte como princípio ativo, e deve ser utilizado em uma combinação com corticosteróide e com o ácido micofenólico (MPA), além do antagonista de Interleucina-2 no período de indução do transplante. Ao agir seletivamente sobre o sistema imunológico para evitar a rejeição do enxerto, o belatacepte ajuda a proteger a função renal que é cada vez mais reconhecida como um indicador chave em resultados a longo prazo em pacientes transplantados renais, impactando positivamente tanto na sobrevida do paciente quanto na do enxerto.
O grande mérito do Nulojix® é ajudar a preservar a função renal do paciente. Isso é considerado uma das maiores inovações oferecidas no tratamento pós-transplante e foi o primeiro medicamento desse tipo a chegar ao mercado da indústria farmacêutica. No Brasil, cerca de 5 mil transplantes são realizados anualmente.
Sobre NULOJIX ® (belatacepte)
NULOJIX (belatacepte) é o primeiro bloqueador de coestimulação de linfócito T aprovado para a manutenção da imunossupressão em transplante renal. O belatacepte, uma proteína de fusão solúvel (CTLA4-Ig), é um bloqueador de coestimulação seletiva de células T que se liga aos CD80 e CD86, nas células apresentadoras do sistema imunológico. Como resultado, NULOJIX bloqueia a ligação com o CD28, inibindo o mecanismo de coetimulação das células-T. In vitro, belatacepte inibe a proliferação de linfócitos T e a produção das citocinas interleucina-2, interferon-gama, interleucina-4 e TNF-alfa. As Células T ativadas são as principais causadores de rejeição imunológica.
Sobre a Bristol-Myers Squibb
A Bristol-Myers Squibb é uma empresa biofarmacêutica global que tem como missão descobrir, desenvolver e disponibilizar medicamentos inovadores que ajudem os pacientes a superar doenças graves.
Para mais informações, visite www.bristol.com.br