Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Brasília se torna a capital da ortopedia brasileira
28/10/2010

De 13 a 15 de novembro a cidade recebe os principais médicos da área no 42º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia

Um dos mais importantes eventos de medicina do país volta à Brasília depois de 22 anos. É o 42º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia (CBOT), que espera reunir cerca de oito mil pessoas, de 13 a 15 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O encontro contará com aproximadamente seis mil médicos e profissionais de saúde que poderão participar ao longo dos três dias de palestras, cursos e mesas-redondas. Além do público do congresso, cerca de 20 palestrantes renomados internacionalmente, como o presidente da Sociedade Mundial de Cirurgia do Joelho e Traumatologia Esportiva, Dr. Freddie Fu, prestigiarão o evento ao ministrar palestras e debater as principais novidades do ramo no mundo. O ortopedista pediátrico Dr. Anthony Catterall, famoso por revolucionar o tratamento da Doença de Perthes, é uma das presenças mais aguardadas no primeiro dia. Outra personalidade confirmada para o 42º CBOT é o Dr. Lee Osterman, presidente da Sociedade Americana de Cirurgia da Mão que falará sobre artrite degenerativa no dia 14 de novembro.
Entre os temas discutidos durante o congresso, está a Casa Segura – ambiente projetado para oferecer conforto e segurança à pessoas com dificuldades de locomoção. Quem passar pelo local terá uma demonstração de um espaço de 50 m², totalmente planejado de acordo com os conceitos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot). Acesso fácil sem barreiras na entrada da casa, piso antiderrapante com marcações claras dos caminhos e armários com portas leves e de rápido acesso são indispensáveis na composição da Casa Segura. 
 Entre os assuntos que farão parte do 42º CBOT estão a artrose em jovens, as novidades no tratamento de lesões de medula, como evitar complicações na cirurgia de trauma ortopédico, o uso da tecnologia a favor da ortopedia e tumores associados a fraturas. Deformidades na coluna – quando esperar e quando operar – também será assunto discutido no encontro.  Além da programação científica, o evento contará com exposição de equipamentos para hospitais e lançamento de produtos médicos dos principais laboratórios do Brasil. 
A 42º edição do congresso foi presenteada pelo pai da arquitetura moderna, Oscar Niemeyer, com a criação de uma logomarca desenvolvida especialmente para o evento. A peça faz alusão a um dos principais cartões postais de Brasília: o Congresso Nacional. Para fazer um paralelo entre o símbolo máximo da Casa Legislativa e a ortopedia, o arquiteto se inspirou em uma radiografia, um dos principais objetos de trabalho dos médicos da área de ortopedia e traumatologia.

Serviço:
Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia
Data: de 13 a 15 de novembro
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Natália Monteiro
RP1 Comunicação Brasília
Tel. 61 3328-5687 / 3328-0665  
9115-5931
www.rp1.com.br


Fonte: