Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

Hospital Nossa Senhora de Lourdes conta com moderna técnica de avaliação de fibras nervosas
17/06/2008

Procedimento conhecido como Tratografia estará disponível no Hospital Nossa Senhora de Lourdes a partir do segundo semestre

O Hospital Nossa Senhora de Lourdes, que no início do ano inaugurou a primeira torre do novo prédio para ampliar sua capacidade de atendimento, tem investido na aquisição de novos equipamentos. Assim, adquiriu dois aparelhos de ressonância magnética e um de tomografia computadorizada, que segundo o médico neuro-radiologista Dr. Roberto Nogueira, responsável clínico pelo Centro Diagnóstico (empresa coligada do Grupo Nossa Senhora de Lourdes), estão entre os mais modernos disponíveis no mercado, destinados para diversas atividades diagnósticas.

O grande destaque é que com os novos aparelhos de ressonância magnética, o Hospital estará apto a utilizar uma técnica chamada “Tratografia”, que permite a avaliação das fibras nervosas, modernamente utilizada para detectar, por imagem pós-processada, lesões cerebrais inflamatórias, traumáticas ou que também envolvam a medula espinhal. “Em caso de cirurgia, esta técnica permite uma avaliação pré-operatória mais detalhada, evitando assim que o procedimento acarrete em um dano maior ao paciente”, explica Dr. Roberto. “É importante ressaltar também que estes equipamentos permitem o estudo vascular de todo o corpo”, complementa.

Além disso, os novos equipamentos de ressonância e de tomografia computadorizada também oferecerão vantagens para pacientes com problemas cardíacos, pois será possível realizar avaliações muito mais rápidas e precisas, diminuindo o número de intervenções invasivas como, por exemplo, o cateterismo. Já em casos neurológicos agudos, como o AVC (Acidente Vascular Cerebral), a rapidez no atendimento, avaliação e diagnóstico pode ser decisiva para a diminuição de seqüelas nos pacientes. Por isso a importância dos novos aparelhos.

Para agilizar ainda mais o processo diagnóstico, todos os exames são distribuídos de forma simultânea para todo o Hospital via PACS (Picture Archiving and Communication Systems). O médico Cícero Aurélio Sinisgalli Júnior, diretor do Centro de Diagnóstico do Hospital Nossa Senhora de Lourdes explica que o método permite, através de um sistema eletrônico, a transmissão e o armazenamento de imagens radiológicas. “Poucos hospitais no Brasil utilizam este sistema. Todos os exames radiológicos dos pacientes internados no Hospital são distribuidos instanteneamente para as alas, não utilizamos mais filmes dentro do hospital”, explica.

Entre os benefícios gerados com a utilização deste sistema, está a rapidez com que o médico recebe as imagens e o resultado do exame, diretamente no computador, o que permite avaliação rápida e manipulação da imagem, às vezes bastante magnificadas, aumentando a precisão do diagnóstico.

FONTE:
Rodrigues & Freire Comunicação
Danieli Massone – dmassone@rodrigues-freire.com.br
Ricardo Bonatelli - rbonatelli@rodrigues-freire.com.br
Telefones: 11 3889-2264/2263


Fonte: