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Samcil pode fazer parte do plano da Medial Saúde
25/09/2006

A pressão arterial dos controladores e executivos da Medial Saúde deve ter subido na sexta-feira, estréia da empresa na Bolsa de Valores. Graças à transfusão financeira – o valor arrecadado no IPO poderá passar dos R$ 500 milhões – a companhia vai partir para a aquisição de operadoras de médio e grande portes. Já teria até definido um dos alvos.

Quer comprar a Samcil, uma das maiores empresas de medicina de grupo de São Paulo. Somente com esta aquisição, o projeto dos controladores da Medial de duplicar o faturamento em até dois anos já teria meio caminho andado. Em 2005, a Medial registrou aproximadamente R$ 850 milhões em vendas.

Caso incorpore a Samcil, aumentará sua receita anual em R$ 400 milhões. Herdará ainda uma carteira com quase 600 mil clientes, chegando à marca de 1,3 milhão de planos de saúde ativos.

Se levar adiante o interesse na Samcil, a Medial poderá aumentar significativamente sua rede de atendimento, formada por hospitais próprios e um pronto-socorro inaugurado em maio deste ano. Com a eventual aquisição, passará a administrar mais seis hospitais e outras seis unidades avançadas. Procurada pelo RR – Negócios & Finanças, a diretoria da Medial não se pronunciou, evocando o quiet period estabelecido por lei para os casos de abertura de capital.

Todo o projeto de expansão da Medial está nas mãos de Luiz Kaufmann, ex-presidente da Aracruz. O executivo ganhou carta branca para ampliar a rede de credenciados e, sobretudo, promover aquisições. Revigorada pelo lançamento de ações, a Medial decidiu apelar para uma estratégia de expansão diferente daquela adotada por alguns de seus concorrentes.

Nos últimos anos, as aquisições e fusões de planos de saúde têm envolvido, na maior parte dos casos, empresas sob intervenção ou administração especial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Apenas para citar uma operação de maior ex-pressão, em 2004 a Saúde ABC comprou, na bacia das almas, a carteira da Interclínicas. O objetivo prioritário da Medial é aumentar a sua base de planos corporativos, notadamente junto a médias empresas.

Na contramão de algumas grandes seguradoras, que

suspenderam a venda de planos individuais, a empresa não perde de vista os clientes pessoa física. Um dos focos de crescimento são as classes C e D.

Mais uma vez, todos os caminhos levam à Samcil, que, recentemente, lançou planos com preços populares.

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