Notícia

Skip Navigation LinksHome > Simpro > Notícia

HOSPITAL BANDEIRANTES CONQUISTA ACREDITAÇÃO DE EXCELÊNCIA DA ONA
12/12/2008

Certificação reafirma a qualidade do HB no atendimento, procedimento e envolvimento do staff

Dedicação, ética, comprometimento e muito trabalho fizeram com que o Hospital Bandeirantes (HB) conquistasse a acreditação nível três de excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA). O certificado confere ao HB um dos mais importantes status de excelência de atuação na área de saúde.

O HB passa a fazer parte de um seleto grupo de instituições hospitalares que possuem o ONA 3. No total, são cerca de 30 hospitais em todo o Brasil, sendo sete em São Paulo, entre eles o Hospital e Maternidade Santa Catarina, Hospital e Maternidade Santa Joana, Hospital e Maternidade Pró Matre, Hospital Nove de Julho, Hospital Oswaldo Cruz, Hospital e Maternidade São Camilo – Unidade Pompéia.

Conduzido pelo IQG (Instituto Qualisa de Gestão), o processo de acreditação da ONA é a comprovação da qualidade do hospital em atendimento e segurança ao paciente. “O nível de excelência foi a maior conquista do Hospital Bandeirantes nos últimos anos. Este título nos fez entrar no mercado de saúde competitivo e colocou o HB entre os maiores hospitais de São Paulo”, afirma Dr. Marcelo Medeiros, diretor-executivo do Hospital Bandeirantes.

A acreditação é uma comparação detalhada dos serviços e métodos de uma instituição com um conjunto de padrões preestabelecidos e aprovados.

Entre as ações do HB que o levaram à excelência está a campanha de responsabilidade socioambiental “Óleo Aqui”, que consiste na arrecadação e reciclagem de óleo de cozinha usado junto aos restaurantes e comunidade da Liberdade feita pelos funcionários da instituição. Além disso, vale destacar a criação do Álbum da Qualidade, um encarte com figurinhas autocolantes com as fotos de todos os colaboradores, o que contribuiu para integração e motivação dos funcionários rumo à conquista do nível 3.

“Foram três anos de trabalho intenso até conseguirmos a excelência. Todos os funcionários foram envolvidos e se conscientizaram da importância desse processo”, afirma Genésio Körbes, diretor-administrativo do HB.

Dezessete novos projetos de melhoria receberam destaque no que diz respeito às áreas e ações da instituição que levaram o Hospital Bandeirantes à excelência. Entre eles:

  • Manual de Integração para o Corpo Clínico;
  • Programa de Consulta Multidisciplinar Pré-Operatório;
  • Plano de Alta da UTI;
  • Recall de Pacientes Cirúrgicos Pós-Alta;
  • Prêmio Atitude pra Valer;
  • Programa de Educação Continuada do Serviço de Anestesiologia;
  • Interação do Corpo Multiprofissional do Bloco Operatório;
  • Orientação de Alta do Serviço de Hemodinâmica para o Transporte Externo de Pacientes;
  • Relacionamento do Corpo Multidisciplinar da Hemodinâmica com o Cliente Externo Médico de Paciente;
  • Projeto Gastronomia;
  • Cartão de Orientação de Refeição Servida ao Paciente;
  • Apresentação teatral do Código de Ética e Conduta;
  • Programa Qualidade de Vida;
  • Plano de Gerenciamento de Resíduos;
  • Sistema Informatizado de Gestão
  • Programa de Avaliação de Fornecedores

Outro destaque foi a criação dos Times de Melhorias Multidisciplinares, composto por profissionais de áreas distintas da saúde – médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, por exemplo. Eles avaliam os pacientes com o objetivo de potencializar a sua melhora e, conseqüentemente, a alta.

O diretor-administrativo comenta, ainda, que o objetivo, no próximo ano, é manter o nível 3 do HB e conquistar a Acreditação Internacional Canadense, do Canadian Council on Health Services Accreditation (CCASS), além de acreditarmos o Hospital Leforte, que faz parte do grupo e tem inauguração prevista para janeiro de 2009.

“Agora é só comemorar e trabalhar para as novas conquistas que, com toda a certeza, acontecerão, pois todo o staff da instituição está envolvido no projeto e consciente que a dedicação ao trabalho é fundamental para o crescimento do Hospital Bandeirantes e dos outros hospitais do grupo”, conclui o diretor-executivo, Marcelo Medeiros

SOBRE O HOSPITAL BANDEIRANTES

Localizado no bairro da Liberdade, região central da capital paulista, o Hospital Bandeirantes tem mais de 30 anos de existência e é referência em atendimentos de alta complexidade, com know-how nas áreas de atenção cardiovascular, fraturas de crânio, coluna e ossos, urologia e nefrologia, oncologia e cirurgias especializadas.

No segundo semestre de 2009, será inaugurada uma nova ala do Hospital Bandeirantes. Com 16.800 metros quadrados, a unidade terá Centro de Oncologia, ressonância magnética e medicina nuclear e mais 120 leitos, totalizando 300, sendo 80 de UTI. O investimento para a ampliação é de R$ 45 milhões

SOBRE O IQG

O Instituto Qualisa de Gestão-IQG é um braço da CCHSA – Canadian Council on Health Services Accreditation, líder em acreditação hospitalar no mundo. É modelo inspirador de 1/3 de todos os padrões e programas de qualidade internacionais. A Acreditação é uma comparação detalhada das práticas e métodos de uma empresa de saúde com um conjunto de padrões preestabelecidos e  aprovados.

O IQG é também credenciado pela Organização Nacional de Acreditação – ONA como instituição apta a distinguir, por reconhecidos modelos de proficiência, os centros prestadores de serviço no negócio da saúde. Desenvolve processos para gerenciamento de qualidade em áreas técnicas, visando aprimoramento de equipes, segurança do paciente. Há 15 anos vem acompanhando as necessidades e demandas do segmento, as inovações e oportunidades de negócios que a eficiência gera para seus clientes.

FONTE:
Porta-Voz Comunicação Estratégica
www.portavoz.com.br


Fonte: